não mexer

header ads

Polícia desmente onda de assaltos em Nova Olinda,CE


Nova Olinda - o comando da Polícia Militar (PM) através do sargento Everardo Cruz Landim, encarregado da unidade policial deste município, enviou um comunicado ao blogranilsonsilva.com com um relatório das atividades do destacamento local com o apoio da 5ª CIA e do 2º BPM nos últimos 60 dias na cidade. O sargento apresenta em números o resultado do trabalho da polícia militar com destaque para o cumprimento de mandados de prisões, apreensão de armas de fogo e o combate ao tráfico de drogas. 

Onda de assaltos X Onda de notícias falsas

Landim, desmente que Nova Olinda esteja enfrentando uma onda de assaltos e diz que na verdade o que está acontecendo, na cidade, é sim uma onda de circulação de notícias falsas sobre crimes, sobretudo, a respeito de roubo de motos, no entanto, o comandante local da PM garante que a maioria desses roubos noticiados, na verdade, nunca aconteceram e nem foram registrados no destacamento militar. Para ele, vivemos sem dúvida uma situação grave mas, não justifica que pessoas se aproveitem disso para tornar as coisas ainda mais complicadas com a divulgação de noticias mentirosas.

Declaração 

“Tem algumas pessoas alterando o serviço da polícia, seria bom que vc [você] orientasse (...) essas [pessoas] que não fiquem dando informações que não existem. Para não deixar a população temerosa”. 

Mensagens em redes sociais

Numa rápida consulta a alguns grupos de conversação do aplicativo WhatsApp a nossa reportagem encontrou pelo menos 9 notícias sobre roubos de motos e assaltos a comércio que, segundo as publicações, teriam acontecido em Nova Olinda nos últimos 10 dias e que, de acordo com a polícia, nunca foram registrados na delegacia. O que denota que realmente esses crimes não aconteceram.

O blog entrou em contato com algumas dessas possíveis vítimas que tiveram os seus nomes citados em grupos de discussão na internet. Com o compromisso de não terem as suas identidades reveladas elas disseram à nossa reportagem que receberam com surpresa e indignação o uso indevido dos seus nomes e dos seus comércios “por pessoas maldosas e sem compromisso com a verdade”. Um dos nossos entrevistados, que segundo uma das postagens teria sido vítima de roubo de uma motocicleta neste sábado, dia 5, disse ao blog que apesar da informação circulada ser falsa, a divulgação mentirosa causou a ele e a sua família “medo, constrangimento, raiva e indignação”.

Notícias falsas X Crime

O comandante Landim relatou que a liberdade de expressão é "livre de qualquer censura", mas pontuou que o compromisso com a verdade também é legal e "ninguém está livre para mentir, principalmente, quando se usa os nomes de terceiros sob pena de incorrer nos crimes de injuria e difamação que podem cominar ao infrator desde multa em dinheiro até cadeia”.

Também é crime embaraçar ou tentar atrapalhar por qualquer meio ou forma o trabalho da polícia, “podendo responder por esses crimes, tantos os seus autores quanto aqueles que reproduzem os comentários inverídicos. Os administradores dos grupos aonde acontecerem as publicações falsas, podem responder solidariamente pela prática abusiva e criminosa” afirma.

Confiança

Em recente entrevista no estúdio da Rádio Nova Olinda FM o comandante do 2º BPM tenente coronel, Cicero Brito, disse esperar do povo de Nova Olinda a colaboração com o trabalho da polícia  para que 'esse mal tempo' passe rapidamente.
Ele reconhece que “a situação é realmente grave”, mas acredita que, com o trabalho e a compreensão para as pessoas de bem, e com a repressão para quem pratica o mal, os resultados aparecerão e a sensação de segurança voltará ao normal em nossa terra, afirmou.

Números

O comandante usa números para mostrar que o trabalho da Polícia Militar tem dado bons resultados nos últimos dias. De acordo com o relatório enviado ao blog, durante os últimos 2 meses da operação "Nova Olinda segura" foram estouradas 3 bocas de fumo, no combate ao tráfico de drogas, 3 armas de fogo foram apreendidas, 3 motos que estavam com queixa de roubos foram recuperadas. E no mesmo período foram cumpridos 12 mandados de prisão que estavam em aberto na comarca.

Operação 'Nova Olinda Segura' 

A operação Nova Olinda segura tem intensificado as rondas ostensivas pelas comunidades rurais e urbanas. Nesse trabalho, a policia visita diariamente estabelecimentos comerciais, faz incursões em áreas de atuação do tráfico de drogas, realiza revistas de pessoas em busca de armas de fogo, se fazendo presente tanto no centro da cidade quanto nos bairros periféricos e nos sítios e vilas da zona rural. Além disso, de acordo com o comandante local da PM, o serviço reservado do 2º BPM atua silenciosamente por meio da ação de inteligencia para investigar a atuação criminosa na cidade seja do ramo do tráfico de drogas ou de roubos e assaltos, para ajudar na definição de ações de combate ao crime. O objetivo é sufocar os criminosos e deixar livre as pessoas de bem, relatou.

O sargento frisou ainda que os trabalhos vão continuar intensamente com o apoio do comando da 5ª CIA através do coronel Luciano Rodrigues e do comandante geral do 2º BPM tenente coronel Cicero Brito que estão, segundo destaca, empenhados pessoalmente junto com os policias da Unidade da PM em Nova Olinda para "repreender o crime e devolver a paz a cidade" disse.     

Ocorrências oficiais 

No mesmo relatório Landim reconheceu que de todos os roubos de motos anunciados, dois foram devidamente registrados na Polícia, sendo um ocorrido na cidade ainda em julho e outro que aconteceu na semana passada na zona rural. Além desses assaltos de motos o relatório mostra que aconteceram nos últimos dois meses, 2 assassinatos por arma de fogo (com características de pistolagem), 2 assaltos a estabelecimentos comerciais. E o arrombamento do Ponto de Atendimento Bancário - PAB do Banco do Brasil.    

Nesse mesmo período, tem circulado muitas mentiras a cerca de crimes, principalmente,  noticias falsas de roubos, o que tem atrapalhado o trabalho da polícia e contribuído, infelizmente para deixar a população ainda mais amedrontada. Por isso, o sargento pede para as pessoas averiguar melhor uma informação antes de publicar em redes sociais ou dar publicidade por qual meio que for. Isso ajuda o trabalho da polícia e evita a criação de uma sensação de insegurança além da realidade que já vivemos atualmente.    

Por: Ranilson Silva.

Postar um comentário

0 Comentários