não mexer

header ads

Professor potengiense tem música como trilha sonora de um docudrama gravado no estado do Tocantins.

O professor Francisco José de Oliveira, popularmente conhecido como Professor Manicô, tem a sua música “Educação de Qualidade(?)” como trilha sonora do longa metragem “Luiz Nunes: Um Educador Inesquecível”; o filme retrata a vida de um professor que lecionou nas décadas de 60, 70 e 80 e que, com a sua obstinação, muita força de vontade e o desejo de ajudar às pessoas, se muda para uma localidade e, em meio a todas as dificuldades, inicia uma escola.

A música Educação de Qualidade do professor Francisco José de Oliveira (Manicô) foi escolhida para ser trilha sonora de um filme gravado no estado do Tocantins.

A música do professor potengiense foi encontrada pelo cineasta Antonio Souza, que também atua no papel do educador Luiz Nunes, através de pesquisa Google. Ao ouvir a canção, a qual considerou “um hino de luta dos professores”, o produtor a achou perfeita para o filme e então começou a maratona para conseguir a autorização. Inicialmente tentou encontrar o autor da música pelo Facebook, mas foi em vão. Entrou, então, em contato com o Professor Haroldo, em Fortaleza que conseguiu contato com alguns radialistas cearenses e, através de grupos de WhatsApp, por fim, conseguiu-se o contato do Professor Manicô.

Clique na imagem para ampliar.

Em seguida, o cineasta entrou em contato com o Professor Manicô, falou da produção do filme, fez elogios à música e perguntou da possibilidade de utilizá-la como trilha sonora do seu filme, o que foi prontamente aceito pelo autor da canção.

Clique na imagem para ampliar.

A história da música “Educação de Qualidade(?)” tem seu início no ano de 2006 quando o Professor Manicô encontra em um jornal o anúncio de um concurso, o I Festival de Música Talentos da Educação, a se realizar em Fortaleza-CE. O professor resolveu participar do evento e, escreveu a letra da canção; ele já havia composto a melodia. A música foi classificada para a final que aconteceria no dia 17 de julho de 2006, no Teatro José de Alencar.

A organização do festival disponibilizou para os finalistas uma Banda Base para o acompanhamento, entretanto, o Professor Manicô decidiu que levaria sua própria banda: a Banda Ferrerus, formada por músicos da cidade de Potengi: Rosemberg (sanfona e flauta), Saymon (contrabaixo), Erivan (guitarra), Marcelo (zabumba) e Chiquinho (triângulo).

A música faz parte do CD IFESTIVAL DE MÚSICA TALENTOS DA EDUCAÇÃO juntamente com mais 14 outras canções que falam de educação. O lançamento na cidade de Potengi, aconteceu em dezembro de 2006, com a presença do Professor Haroldo Holanda, coordenador geral do festival e do cantor Henrique Torres, intérprete da canção Alvorada de Vida, também presente no CD.

Os potengiense terão a oportunidade de assistir ao docudrama, Luiz Nunes, Um Educador Inesquecível” e, rever a música Educação de Qualidade(?), quando o filme for exibido nas escolas da cidade; o que acontecerá quando o retorno das aulas presenciais.

Clique na imagem para ampliar.

O filme mostra como a educação era feita naquela época, métodos, disciplina, o respeito ao professor, algo muito diferente do que se vê nos dias atuais. Vale a pena assistir. Fique atento ao período de exibição e aproveite a oportunidade.

Site; Potengi Na Internet.

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Educação de Qualidade (?) é maravilhosa. De um "ângulo" pode ser entedida como convite a reflexão, de outro, uma mensagem aos nossos queridos mestres... É uma música que professores, alunos e pais precisam ouvir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o grande cineasta e ator que me proporcionou esta imensa honra. Muito obrigado por fazer a minha música ganhar visibilidade! Abraço.

      Excluir
  2. Gostaria muito de assistir ao filme e é claro, curiosamente, ouvir a música. O cinema sempre garimpando e surpreendendo, desta vez, foi em busca de música de boa qualidde. Parabéns professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Quando o filme estiver disponível aqui, veremos uma forma de lhe ajudar.

      Excluir
  3. O Manicô, na música?! Ah! Francisco José de Oliveira. Puxa, vida! Se conheço? Cabra de qualidade ímpar. Conheço-o desde muito antes de um tal de DDD, lembra-se? Pois o conheço desde um tal Cosme, se não me falha a memória... Mas aí é uma longa estória!
    Fato é que, morto de satisfeito e muito grato, tenho em mãos, entregue em mãos e pelas mãos do próprio, um amigo particular, o Professor Francisco José de Oliveira, o Francisco José (Manicô), uma cópia do CD: I DE MÚSICA"TALENTOS DA EDUCAÇÃO", no qual está inserida, em sua sétima faixa, a canção: Educação de Qualidade (?) de autoria do artista, MANICÔ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com mil perdões, pois havia esquecido de registrar a palavra FESTIVAL, O QUE FOI FEITO NO COMENTÁRIO REGISTRADO POSTERIORMENTE. Perdão pela falha. Obrigado!

      Excluir
  4. O Manicô, na música?! Ah! Francisco José de Oliveira. Puxa, vida! Se conheço? Cabra de qualidade ímpar. Conheço-o desde muito antes de um tal de DDD, lembra-se? Pois o conheço desde, um tal, Cosme, se não me falha a memória... Mas aí é uma longa estória!
    Fato é que, morto de satisfeito e muito grato, tenho em mãos, entregue em mãos e pelas mãos do próprio, um amigo particular, o Professor Francisco José de Oliveira, o Francisco José (Manicô), uma cópia do CD: I FESTIVAL DE MÚSICA"TALENTOS DA EDUCAÇÃO", no qual está inserida, em sua sétima faixa, a canção: Educação de Qualidade (?) de autoria do artista, MANICÔ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Adilton, vem de longe. Grande Cosme! Obrigado por suas palavras. Um abraço, meu amigo.

      Excluir
  5. Agradeço aqui a todos que nos felicitou pela música. Reitero a importância do docudrama para a educação. O filme teve sua estreia no cinema, em Palmas-TO, no dia 15 agora, em homenagem ao dia do professor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive a oportunidade de ir ao Teatro Jose de Alencar. Inclusive Manicô tem o mesmo nome de papai.

    ResponderExcluir