não mexer

header ads

Estudantes da zona rural de Araripe perdem aulas por falta de transporte escolar.

Estudantes da zona rural de Araripe estão perdendo aulas por falta de transporte escolar. O site News Cariri apurou que há diversas comunidades sem ônibus à disposição dos alunos. É o caso do Sítio Serra do Segredo, onde as crianças e adolescentes há dias não frequentam as escolas.

Foto: Ascom Ceará

O pai de uma aluna ouvido pelo News Cariri afirmou que os ônibus “nunca foram uma semana completa” e que os veículos deixam de ir ao sítio com recorrência, prejudicando os alunos. “Não sei onde está o Conselho Tutelar que não percebe uma situação dessa, das crianças todas perdendo aula”, reclamou José Valdecir Cavalcante, de 30 anos.

“O que mais dói é acordar 4 horas da madrugada para preparar o café, arrumar minha filha e ela ficar esperando por um ônibus que não vem. Falta de respeito”, completou o pai, pedindo providências aos órgãos competentes.

Na semana passada, após o News Cariri noticiar o atraso salarial dos motoristas do transporte escolar de Araripe, a Prefeitura divulgou uma nota negando a informação e repudiando o conteúdo da matéria. Contudo, levantamento exclusivo feito pela nossa reportagem desmente a versão da gestão municipal e confirma os atrasos.

Conforme consulta ao portal da transparência do Tribunal de Contas do Estado e da própria Prefeitura de Araripe, o pagamento referente ao mês de fevereiro foi debitado na conta da empresa responsável por repassar os valores aos motoristas mais de um mês após o cadastro da nota de empenho. A nota foi registrada no dia 01/02/2023 e pagamento realizado já nos dias 14 e 15 de março/2023.

No mês subsequente, março de 2023, o empenho foi gerado em 31/03/2023, e os pagamentos foram realizados em abril, uma parte em 13/04/2023 e o restante em 20/04/2023. Os registros confirmam os relatos dos motoristas que procuraram o News Cariri reclamando dos atrasos salariais e expõem a falta de compromisso com a verdade da Prefeitura na nota em que atacou o News Cariri.

Cabe ainda o registro de que, pelas informações da transparência oficial da contabilidade, no mês de maio de 2023 não há nenhum registro de pagamento à empresa responsável proveniente do Fundo Municipal de Educação do Município.

Prefeitura vira motivo de chacota após mentir

Após o News Cariri divulgar documentos comprovando atraso no pagamento dos motoristas do transporte escolar em Araripe, a Prefeitura virou motivo de chacota entre a população. É que antes da divulgação a gestão municipal tinha publicado uma nota afirmando categoricamente que os pagamentos estavam rigorosamente em dia.

Nas redes sociais, internautas criticaram a administração pela falta de compromisso com a verdade “Então o dono do transporte está mentindo? É isso? Ou entendi errado? Explique melhor essa mensagem dp dono de um ônibus”, questionou a internauta.

Na mesma linha, vários moradores do município criticaram a nota divulgada pela Prefeitura. “Uma nota para enganar o povo”, disse uma usuária no Facebook.

Em contato com o News Cariri, no último dia 28, um motorista, que pediu para não ser identificado, reclamou do atraso salarial. “É a gente tendo prejuízo e ouvindo de secretário que tenho a obrigação de rodar, e o cara não tem a obrigação de te pagar, só que comigo o buraco é mais embaixo”, desabafou.

A Prefeitura efetuou o pagamento no dia seguinte, diante da ameaça de greve e da pressão dos pais de alunos da zona rural.

Fonte de Informações: News Cariri


Postar um comentário

0 Comentários