não mexer

header ads

Abril terá "Lua Rosa", chuva de meteoros e eclipse raro .

Conhecer os mistérios do universo intriga a todos que estão na Terra desde o começo do mundo. Alguns fenômenos, inclusive, ajudaram a marcar o tempo como os dias e as horas, a geolocalização de espaços no planeta e entre outros.

Além de um eclipse que o ocorre a cada uma ou duas décadas, o mês de Abril também terá duas chuvas de meteoros.

Fenômenos astronômicos vão ocorrer no mês de Abril. | Reprodução/Vito Technology, Inc

Para os apaixonados por astronomia, o mês de Abril será perfeito, já que reunirá diferentes fenômenos astronômicos. Entre eles, uma bela Lua Cheia — apelidada de "Lua Rosa", duas "chuvas" de meteoros e um raro eclipse solar híbrido, que ocorre a cada 10 ou 20 anos.

Para você não perder nada da observação dos céus, confira os dias em que ocorrerão os fenômenos:

06/04: Lua Cheia ou "Lua Rosa":

A Lua Cheia de abril é conhecida como "Lua Rosa" por algumas culturas do hemisfério Norte — mas isso não quer dizer que estará de fato colorida. É uma metáfora para o início da primavera. Ela nasce pouco depois do pôr do sol, por volta das 18h30. A Lua ficará visível em seu brilho máximo durante toda a noite, atravessando o firmamento de um lado ao outro até se por a oeste, ao amanhecer. Tente admirá-la na primeira hora após nascer, bem próxima ao horizonte, pois efeitos ópticos fazem com que apareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres (como prédios e árvores), e apresente belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada, avermelhada, rosada), devido à interação com a atmosfera e poluentes.

16/04: Conjunção Lua-Saturno:

O planeta dos anéis se encontrará com o fino "sorriso" da Lua minguante, em uma bela cena cósmica. Mas é preciso madrugar para ver: o par nasce junto a leste, por volta das 3h e fica visível até o amanhecer. O melhor horário para observação é entre 4h e 5h30, quando estarão mais altos no céu e os raios solares ainda não começaram a iluminar o dia. Basta procurar a Lua e encontrar uma "estrela" de brilho fixo amarelado à sua esquerda, levemente acima — este é Saturno.

20/04: Eclipse solar hibrido (Total e anular):

É o tipo mais raro de eclipse solar, ele é muito rápido, com cerca de um minuto de duração. É chamado de híbrido por começar e terminar como um eclipse anular (que forma um anel brilhante em torno do Sol), mas tem um eclipse total no meio do caminho, dependendo de onde for observado. Infelizmente, não será visível no Brasil, mas canais oficiais de agências espaciais (como a NASA) transmitirão o fenômeno online para todo mundo.

23/04: Pico de chuva de meteoros:

A primeira grande chuva de meteoros do ano fica ativa entre 15 e 29 de abril, atingindo seu pico entre os dias 22 e 24. Será mais intensa no Hemisfério Norte, onde poderão ser vistos até 20 meteoros por hora. No Brasil, este número deve ficar em torno de 10. Quanto mais ao Norte do país, mais chances de observar. A chuva de meteoros é um fenômeno visível a olho nu, basta encontrar um lugar alto e com pouca iluminação, sem precisar de aparelhos como telescópio ou luneta.

25/04: Conjunção Lua + Marte + Vênus:

Os planetas mais próximos da Terra estarão em conjunção com a lua no finalzinho do mês e também será possível observá-los a olho nu. É só procurar uma "estrela" de brilho fixo avermelhado acima da lua (Marte) e outra com brilho fixo mais abaixo (Vênus). A observação é melhor de ser feita assim que o sol se pôr, entre às 18h30 e às 20h, nesse horário Vênus estará mais próximo do horizonte.

E aí, pronto pra conhecer ainda mais o universo? Aproveite e boa observação!

Autor:Com informações do UOL

Postar um comentário

0 Comentários