não mexer

header ads

Açudes do Ceará tem melhor aporte hídrico dos últimos dez anos para novembro.

O aporte hídrico dos 157 açudes monitorados pelo Estado do Ceará, no mês de novembro, atingiu a melhor marca dos últimos dez anos para este mês. O Portal Hidrológico registra um total de 33,1% de água acumulada, marca que foi superada apenas em novembro de 2012.

O volume acumulado neste ano de 2022 certamente refletirá em cenários futuros. Com a água acumulada nos açudes, o ano de 2023 começa com objetivo de aportar mais água para continuar garantindo o abastecimento hídrico do Estado, diferente dos anos anteriores, que primeiro precisavam recuperar os reservatórios secos para iniciar os aportes consideráveis. 

Atualmente a região com o melhor aporte hídrico é o Baixo Jaguaribe, que se encontra com 79,3%. Por outro lado, a situação mais crítica se encontra na Bacia do Banabuiú, com apenas 10,4% de aporte. O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará analisa o aporte dos açudes de acordo com o seu percentual, considerando açudes abaixo de 10% são considerados de situação muito crítica; abaixo de 30% situação crítica e, reservatórios acima dos 50% são avaliados como ‘confortáveis’.

Postar um comentário

0 Comentários