não mexer

header ads

Tomar café ou chá pode diminuir em 30% risco de demência ou AVC, diz pesquisa.

Os números são assustadores. Mais de 50 milhões de pessoas tiveram demência em 2019, no mundo, e calcula-se que esse número possa chegar a 152 milhões em 2050. Demência tem várias causas, dentre elas a doença de Alzheimer e o AVC — acidente vascular cerebral. Alzheimer começa de mansinho com a perda de memória que todo idoso tem, mas em alguns indivíduos se agrava, vira demência e dura longos anos, com muito sofrimento para os pacientes e as famílias. Já o AVC é súbito e tem diferentes consequências. Responde por 10% das mortes no mundo, e é a maior causa de incapacidade funcional com a idade, embora a mortalidade tenha diminuído recentemente. O problema é grave, pois os tratamentos disponíveis para ambas as condições são paliativos e pouco eficazes. O que fazer? 

A ideia prevalente entre cientistas e profissionais de saúde é buscar formas de prevenir ou retardar a ocorrência de demência e AVC nos mais velhos. Atividade física e intelectual, alimentação saudável, controle da obesidade e do diabetes são reconhecidamente úteis para manter a saúde física e mental no envelhecimento. Uma alternativa controversa que agora parece se consolidar cientificamente é o consumo de café e chá. Quem diria... 

Mas é fato. O benefício do café e do chá consumidos diariamente foi alvo de um estudo prospectivo — de longo intervalo entre o início e o final — publicado recentemente por pesquisadores chineses no Reino Unido. O grupo usou dados do Biobanco daquele país. Biobanco é um repositório estruturado de informações biológicas sobre pessoas — muitas pessoas — disponível para a pesquisa. São amostras de sangue e outros líquidos corporais, fragmentos de tecidos e órgãos, inclusive o cérebro, cuidadosamente conservados para o escrutínio científico. E dados demográficos, físicos e psicológicos dos participantes voluntários. O Brasil tem um biobanco de grande prestígio na Faculdade de Medicina da USP, bastante.

Postar um comentário

0 Comentários