não mexer

header ads

Covid matou mais crianças que doenças com vacina em 15 anos.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, na última semana, o uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças a partir de cinco anos contra a Covid-19. Com isso, a bula do produto no Brasil passará a indicar essa nova faixa etária.

Na última semana, a Anvisa autorizou a aplicação da vacina da Pfizer em crianças a partir de cinco anos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Até então, o modelo da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

De acordo com a Pfizer, o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas em 2022 inclui a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante, tanto para combater a nova variante ômicron como para proteger crianças. A farmacêutica confirmou que nenhum a dose pediátrica foi enviada ao Brasil.

Desde o início da pandemia, 1.148 crianças de 0 a 9 anos morreram de covid-19 no Brasil. O número representa 0,18% dos óbitos pela doença, porém, supera o total de mortes por doenças previníveis com vacinação ocorridas entre 2006 e 2020 no país.

De acordo com informações Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2020, 955 bebês e crianças até nove anos que morreram por doenças "reduzíveis pelas ações de imunização”.

Em 2020, a tuberculose do sistema nervoso matou 10; o sarampo 10; coqueluche 4; Meningite por Haemophilus – 3; Tuberculose miliar - 2 e a Hepatite aguda B – 1.

A pesar da decisão da vacinação contra a covid-19 ter sido comemorada por especialistas e sociedades científicas médicas, o presidente Jair Bolsonaro teve reação negativa e prometeu divulgar os nomes dos diretores do órgão que aprovaram a uso da Pfizer para crianças.

Com informações do UOL e Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários