não mexer

header ads

Ibaretama é pioneira em projeto da Embrapa que usa palma forrageira para alimentar o gado

Região Central: Agropecuaristas da cidade de Ibaretama estão colhendo os bons rendimentos de um experimento que prevê a alimentação ao gado, apenas com tipos e variações de plantas típicas do nordeste e do semi-árido brasileiro. Uma das mais utilizadas é a Palma Forrageira que tem demonstrado efeitos positivos no rebanho de alguns criadores da cidade.


O resultado é parte de uma iniciativa que está em análise em todos os estados do Nordeste, mas que em Ibaretama já teve início há três anos: manter a alimentação do rebanho apenas com mix de plantas forrageiras. A escolha pos este tipo se dá em função de que ela não precisa de água para ser cultivada. Assim, se torna uma das preferidas para serem cultivadas no Ceará já que, por aqui, o inverno é sempre escasso.

A proposta prevê a seleção de forrageiras lenhoras, cactáceas e gramíneas para a alimentação do rebanho durante todo o ano. O projeto da criação dos animais sob apenas a utilização deste tipo de planta foi proposto pelo Instituto CNA e também pela Embrapa. O experimento ainda está em análise, mas a julgar pelos resultados confirmados em Ibaretama, o sucesso do experimento pode estar garantido.

“Antigamente, os produtores tinham poucas opções para alimentação do rebanho. Sem estudos específicos, eles não tinham conhecimento de como manter a dieta animal e isso trazia um grande impacto. E a partir desse estudo, recomendamos novas opções de fonte de alimento para os rebanhos”, afirmou a coordenadora do projeto, Ana Clara, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

Para que os produtores tenham acesso ao cardápio, a Embrapa desenvolveu um aplicativo gratuito que simula, de forma personalizada, as necessidades de cada produtor levando em conta número de animais, peso, área, dentre outras. A ferramenta tecnológica além de criar um planejamento alimentar, fornece informações que facilitam o processo de tomada de decisão em nível de gestão dos recursos alimentares da propriedade”, destacou o jornal.

De acordo com a Embrapa um total de 12 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) avaliam o impacto da utilização das plantas em rebanhos do nordeste. A URT de Ibaretama é a que tem apresentado, após os três anos de experimento, os resultados mais satisfatórios.

Revista Central.


Postar um comentário

0 Comentários