não mexer

header ads

Apenas 34% praticam atividade física no Ceará

A população nordestina é a que menos pratica atividades físicas e esportivas dentre todas as regiões do Brasil, de acordo com uma pesquisa do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud). No último dia 25, o órgão divulgou o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano 2017. Segundo a pesquisa, feita em 2015, apenas 36,3% dos habitantes nordestinos fazem atividades físicas regularmente. Em nível nacional, apenas três em cada dez brasileiros na idade adulta praticam exercícios físicos com regularidade. No Ceará, o número é igualmente alarmante: de forma geral, apenas 34,7% da população maior de 15 anos realiza alguma atividade física ou esportiva.
Este ano, a pesquisa abordou o tema 'Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas', apresentando a prática de atividades a partir de categorias sociais, como sexo e renda mensal. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (Cref 5), Adriano Loureiro, esse resultado significa que mais pessoas estão adoecendo.
"O sedentarismo é grave e deve ser encarado como um sério problema de saúde pública. Ele está associado à morbidade e à obesidade, que leva ao surgimento de doenças, e consequentemente à mortalidade", afirma Adriano Loureiro.
De acordo com o levantamento, as pessoas com maior renda têm mais acesso à prática esportiva. Isso por que, segundo o presidente da Cref 5, para se fazer um exercício físico é preciso de um lugar estruturado, seguro e com orientação profissional, serviço que poucos podem pagar. No Ceará, o percentual de pessoas com renda de até 1/4 de salário mínimo que praticam exercícios é 28,3%. Já para os que possuem renda superior a 5 salários mínimos, o número chega a 71,7%.
Além disso, a pesquisa revela que os homens praticam atividades físicas 28% a mais do que as mulheres, cálculo que se confirma em todos os estados e pode ser associado à pratica do futebol, que é a atividade mais comum no Brasil de acordo com o relatório. Entretanto, não são todas que se enquadram no perfil.
(Informações do Diário do Nordeste)

Postar um comentário

0 Comentários