não mexer

header ads

Vereadora do RS diz que “nordestino só sabe roubar”

Uma vereadora da cidade de Farroupilha, na Serra gaúcha, declarou na noite da última segunda-feira que “nordestino não sabe fazer política, mas sabe roubar”. Eleonor Broilo, do PMDB, ainda disse que “os nordestinos sabem se unir para roubar, para ganhar propina, para aumentar a corrupção”. Na sequência, sustentou que “talvez eles não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”.
A declaração polêmica foi dada durante o uso da tribuna por parte dos parlamentares em sessão ordinária. Conforme a defesa da vereadora, que também é médica pediatra, “a fala foi tirada de contexto e não se referia à população como um todo, mas à classe política”. O advogado Roger Fisher argumenta que a declaração foi dada após o pronunciamento de outro vereador, que apontava “a suposta desunião da bancada gaúcha em Brasília”. A partir disso, sua cliente teria seguido o debate, argumentando com falas que segundo ele “foram retiradas de contexto”.
Fisher ainda elencou o fato de Eleonora ser a única mulher na Casa e fazer oposição ao governo municipal como um dos motivos para a “distorção” em sua fala. Questionado sobre o teor preconceituoso da declaração, independente de estar direcionado apenas à classe política, o advogado garantiu se tratar de “um juízo de valor num ambiente político e falando sobre questões políticas”. Eleonor foi alertada por um colega do legislativo sobre o conteúdo da manifestação, ao que retornou à tribuna para tentar retificar o discurso.
Sete vereadores protocolaram nesta tarde o pedido de abertura de Comissão Temporária de Ética (CTE) para avaliar a conduta de Eleonora, pedido que foi deferido pelo presidente da Câmara. Eles terão 30 dias prorrogáveis por mais 30 para concluir a investigação, que deve começar em até cinco dias úteis. Caso haja entendimento de que houve quebra de decoro parlamentar, Eleonora pode ser advertida, suspensa ou até mesmo cassada.
Do Portal Terra

Postar um comentário

0 Comentários