» » » Rede pública de saúde do Ceará comemora 301 transplantes de medula

A rede pública de saúde do Ceará tem mais um motivo para se orgulhar: foi realizado com sucesso o 301° Transplante de Medula Óssea (TMO) no Estado, na última semana. Todos estes TMO são fruto da parceria entre o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Assim, o Hemoce realiza todo o processo de triagem de candidatos, testes de compatibilidade entre doador e receptor, exames e coleta por aférese da medula a ser transplantada; enquanto o HUWC é responsável pela cirurgia e pós-operatório do paciente.

Em todo o Brasil, apenas o Ceará e mais oito estados realizam TMO. No entanto, a taxa de sobrevida dos transplantes realizados estado cearense, de 95,3%, é superior à média mundial, atualmente em 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Hemoce e o HUWC fizeram o primeiro TMO em 2008. Desde então, foram 252 do tipo autólogo (com medula do próprio paciente), 43 alogênicos aparentados (quando o doador tem parentesco com o paciente), cinco alogênicos não-aparentados (com medula de doador sem parentesco) e um haploidêntico (quando a compatibilidade entre paciente e doador é parcial).

(Informações do Blog do Roberto Moreira)

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!