» » Manter a amizade com o (a) ex pode ser sinal de psicopatia, segundo estudo



É muto bom terminar um relacionamento sem mágoas, porém continuar amigo (a) do ex pode ser um problema. Pelo menos é isso que garante o psicólogo e terapeuta de casais Antonio Carlos Araújo, que diz conhecer vários casos parecidos e afirma: nenhum deles deu certo.

Segundo o especialista, manter contato pode prejudicar os futuros relacionamentos. “A desconfiança é inevitável. A outra pessoa vai saber que já aconteceu um envolvimento muito forte, não há como convencê-lo de que isso não vai acontecer de novo. Essa situação gera ciúmes, brigas e pode acabar com qualquer esperança de levar esse novo relacionamento adiante”, explica.

Ele aconselha a não manter contato, mas o respeito deve existir e vale o esforço para que não fique nenhum mal-entendido.

Psicólogos da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos concluíram um estudo para descobrir se sinais psicopáticos estão relacionados à amizade que algumas pessoas mantêm com seus ex-companheiros(as). E a conclusão é um pouco assustadora.

Intitulado de “Staying friends with an ex: Sex and dark personality traits predict motivations for post-relationship friendship” (“Continuando amigo do ex: sexo e traços obscuros da personalidade preveem motivações/interesses para amizade após o relacionamento”, em tradução livre), o estudo contou com 861 pessoas que listaram as razões pelas quais elas mantiveram ou mantém amizade com seus ex.

Todas preencheram um questionário feito para evidenciar qualquer traço estranho de personalidade que pudessem ter, tais como narcisismo, maquiavelismo ou psicopatia.

Apesar de muitos quererem continuar amigos do ex devido a razões sentimentais (tentar reconquistar e alimentar as esperanças), os especialistas chegaram a uma conclusão surpreendente: muitos indivíduos que apresentaram traços estranhos de personalidade e tendências manipuladoras eram mais propensos a manter amizade com o(a) ex por razões não muito legais, tais como obtenção de relações sexuais, oportunidades, dinheiro, entre outras.

“Eles (os narcisistas) mantêm contato com os ex para terem acesso a recursos valiosos. Eles costumam ter informações privilegiadas sobre as vulnerabilidades e fraquezas do(a) ex-parceiro(a), e por isso, conseguem manipulá-los. O que dá a eles uma sensação de poder e controle”, diz.

E você o que acha, é possível ser amigo do ex? 

Sobre Ivanildo Souza

Ivanildo Souza falará em breve algo pra você, aguarde!
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

AQUI VOCÊ VÊ E SEUS CLIENTES TAMBÉM.

ANUNCIE AQUI ! ACREDITEM NO CRESCIMENTO DE POTENGI!