não mexer

header ads

Falta seriedade na definição dos preços dos combustíveis.

A pirâmide da cesta que compõe os custos dos combustíveis deve servir de rota para definição do preço do produto na bomba. A transparência é o fator mais importante para as dúvidas entre governo, Petrobras, distribuidores e donos de postos que revendem combustíveis. 


 

O preço absurdo cobrado nas bombas demonstra total falta de sensibilidade dos que tocam o setor de derivados de petróleo e sua cadeia de comercialização. 

 

Não tem sentido postos venderem o mesmo produto com até R$ 1,50 de diferença ou até mais. É o caso da gasolina e do diesel. Os postos com aplicativos oferecem descontos de até 20% e para quem paga em dinheiro o desconto chega a 15%.

 

É de conhecimento que os donos de postos podem vender pelo preço que lhes convier. Também, é de conhecimento público, a influência do preço dos combustíveis nos alimentos, porque o Brasil tem seu modal rodoviário como referência. Com o combustível custando os atuais valores, é evidente que a ciranda dos preços só aponta para altas. O governo gira, dá voltas para dizer que tenta resolver o problema. Até aqui, o governo Lula não colocou o preço do combustível na sua pauta preferencial. Vai liberar o ICMS para ser cobrado de acordo com a decisão dos governadores e passar a cobrar o IPI e outros impostos e taxas federais nas refinarias. Até quando viveremos esse pesadelo?

Postar um comentário

0 Comentários