não mexer

header ads

Ex-governador de Pernambuco é indicado para a presidência do Banco do Nordeste.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem (07/02) com o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o convidou para assumir a presidência do Banco do Nordeste (BNB). Passada a eleição do Congresso, o governo deu início a distribuição de cargos a aliados e seus indicados que ajudaram a garantir a vitória do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na casa alta.

O nome de Paulo Câmara já vinha sendo ventilado como um
dos favoritos ao cargo (Foto: Renato Stockler)

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também participou da reunião, que terminou com o aceite de Câmara para assumir comando do banco.

O nome de Paulo Câmara já vinha sendo ventilado como um dos favoritos ao cargo e teria sido uma indicação pessoal do presidente da República.

A posse do ex-governador, no entanto, depende de o Senado aprovar as mudanças feitas pela Câmara no final do ano passada na chamada "Lei das Estatais", que flexibiliza as regras para que políticos assumam cargos públicos em empresas estatais.

O texto aprovado pela Câmara reduz para apenas 30 dias o tempo exigido de quarentena para o político assumir o cargo em estatal.

O BNB que Câmara deve presidir é o maior banco regional da América Latina e uma fonte vital de financiamento aos Estados do Nordeste, onde está localizado o principal reduto eleitoral de Lula e do PT. O banco possui 292 agências físicas e mais de 5,3 milhões de clientes ativos.

Apesar da posição estratégica do banco e do desejo de Lula por Câmara, há pouco empenho do PT na aprovação da nova Lei das Estatais. O texto está sem relator desde que chegou ao Senado, no ano passado.

O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário da casa, mas o presidente Rodrigo Pacheco não tem demonstrado pressa para resolver este impasse.

Histórico no BNB

Atualmente, o presidente do BNB é o pernambucano José Gomes da Costa, funcionário de carreira da instituição há 39 anos. Ele era diretor Financeiro e de Crédito do BNB e chegou a assumir como interino no cargo no dia 17 de janeiro de 2022.

Somente foi efetivado em agosto do ano passado, quase sete meses depois, quando o Conselho de Administração do Banco do Nordeste deliberou a respeito. Indicado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o nome de José Gomes da Costa chegou a enfrentar resistências do ex-presidente Jair Bolsonaro após vir à público de que ele havia sido filiado ao PT no passado.

Ele entrou no lugar do até então interino Anderson Possa, que ficou por quatro meses na gestão, já para substituir outro presidente do BNB, Romildo Rolim, deposto do cargo também por influência política. 

Com informações portal O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários