não mexer

header ads

"Cometa verde" passa pelo Brasil hoje; saiba como vê-lo.

Um raríssimo evento astronômico ganha os céus neste início de fevereiro. Trata-se do cometa verde, que atravessou o espaço sideral pela última vez há 50 mil anos, quando o planeta Terra era habitado por neandertais. O fenômeno chega ao ápice nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), quando estará mais visível.

O meta atravessou o espaço sideral pela última vez há 50 mil anos, quando o planeta era habitado por neandertais.

O fenômeno chega ao ápice nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), quando estará mais visível. | Reprodução/ Internet

De acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, o cometa deve ficar ainda mais nítido para os observadores brasileiros a partir de sábado (4), quando estará mais alto no céu e será possível até observar o fenômeno a olho nu.

"No dia 1º de fevereiro, o cometa alcançará sua máxima aproximação da Terra, podendo atingir magnitude +6 ou menos. É importante destacar que, quanto mais brilhante é um objeto, menor é sua magnitude. Assim, um objeto com magnitude +2 é mais brilhante do que um que tem uma magnitude +6, por exemplo", explicou o especialista.

O astrônomo ainda explica que o brilho esverdeado do cometa C/2022 E3 depende da quantidade de material volátil que carregam e que é sublimada à medida que se aproximam do Sol.

A instituição científica irá exibir imagens do cometa em uma transmissão ao vivo, às 9 horas, no dia 11 de fevereiro.

Segundo a agência espacial americana, a Nasa, o cometa foi visto pela primeira vez em março de 2022, enquanto estava na órbita de Júpiter. "Os cometas são notoriamente imprevisíveis, mas, se este continuar com sua tendência atual de brilho, será fácil detectá-lo".

Autor:Com informações SBT Notícias

Postar um comentário

0 Comentários