não mexer

header ads

Ceará confirma primeira morte por meningite em 2023.

Fortaleza registrou uma morte causada por meningite em 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente era um homem na faixa dos 30 anos, que recebeu atendimento em um hospital da rede privada. Em 2022 foram registrados dois casos de meningite em Fortaleza, porém sem registro de óbitos. A SMS informou que diante da confirmação da morte, familiares e profissionais de saúde que tiveram contato próximo com o paciente receberam a quimioprofilaxia como medida preventiva. 

A meningite provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A bactéria que transmite a doença - Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo - é transmitida por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e saliva. Em caso de suspeita, o paciente deve buscar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de sua residência.

Conforme Fernanda Remígio, diretora da Sociedade Cearense de Infectologia, o retorno das chuvas faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas, facilitando o contágio. "A gente vê uma grande notificação de casos da meningite durante essa época chuvosa em que as pessoas tendem a se aglomerar mais especialmente agora que a gente está a voltando a usar menos a máscara e acaba tendo mais contato com pessoas que estejam infectadas e adquirindo a meningite", explica.


Postar um comentário

0 Comentários