não mexer

header ads

Assembleia Legislativa do Ceará realiza na segunda-feira (27/02) sessão solene para comemorar os 91 anos do voto feminino.

Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta segunda-feira (27/02), sessão solene, às 14h, no Plenário 13 de Maio, para comemorar os 91 anos do direito ao voto feminino no Brasil. Garantido pelo Código Eleitoral promulgado em 24 de fevereiro de 1932, esse direito foi exercido pela primeira vez nas eleições de 1934.

A solenidade é iniciativa da deputada Jô Farias (PT). Foto: Reprodução

A solenidade é iniciativa da deputada Jô Farias (PT). Segundo a parlamentar, a celebração dessa data é imprescindível, e o objetivo é incentivar mais mulheres a atuarem e ocuparem espaços no poder público, “a fim de se trazer uma justa representatividade para a sociedade e contribuir para que esta se torne cada dia mais íntegra, fortalecendo assim a democracia em sua essência”, pontuou.

A deputada lamenta a desigualdade na forma em que mulheres foram tratadas ao longo da história e lembra que a instituição do voto feminino no Brasil é resultado de uma luta iniciada bem antes dessa conquista, com o movimento sufragista no século XIX e os movimentos feministas no início do século XX.

Jô Farias destaca ainda que a atual legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará conta com nove deputadas, “o maior número de mulheres da história cearense a ocupar cadeiras nesta Casa”, frisou.

Durante a solenidade, serão homenageadas a ex-governadora Izolda Cela Arruda Coelho; a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luíza Fontenele; a professora e ex-secretária de Educação Municipal de Boa Viagem Maria Dias Cavalcante Vieira; a professora, ex-presa política e ex-vereadora Rosa Maria Ferreira da Fonseca (in memoriam); a ativista na luta contra a violência contra a mulher Maria da Penha Maia Fernandes; a advogada Raquel Andrade dos Santos e a jornalista Maria de Fátima Bandeira de Paula.

Fonte: AL-CE

Postar um comentário

0 Comentários