não mexer

header ads

STF julga ação que pode acabar com demissão sem justa causa.

Em tramitação na justiça desde 1997, uma ação apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhos na Agricultura (Contag) contesta a constitucionalidade do decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que rompeu com a convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A convenção 158 foi acordada na 68ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada em Genebra em 1982, e proíbe as demissões injustificadas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir, ainda no primeiro semestre deste ano, ação que mudaria com a modalidade de desligamento.

Em tramitação há 25 anos, processo contesta a constitucionalidade de rompimento com Convenção que proíbe desligamentos injustificados. Mesmo sem acabar, pode mudar relação entre empregado e empregador.

Carteira de trabalho- demissão | Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Washington Barbosa, mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas diz que na realidade a Convenção não acaba com a demissão sem justa causa. “Ela tão somente estabelece medidas para prevenir demissões motivadas por filiação política, sindical, discriminatórias, entre outras, e, antes de efetivada a demissão, ela recomenda que seja dado o direito à defesa do empregado”, detalha.

Julgada ao longo dos anos, até o momento há maioria de seis votos a dois, a favor da constitucionalidade do decreto de FHC. Se for mantido dessa forma, a demissão sem justa causa continua da forma como é hoje - com o empregador podendo fazer a dispensa a qualquer momento e sem precisar dar maiores explicações, sendo penalizado apenas a pagar a multa de 40% em cima do total do FGTS e mais o aviso prévio - continuaria válida no país.

“Claro que para o empregado o melhor seria se nem houvesse a demissão por justa causa, mas do ponto de vista econômico e das relações entre trabalho e capital, não seria a melhor posição para o empregador. Em se mantendo a adesão do Brasil à Convenção 158 da OIT, isso para o empregado seria melhor, porque acaba por determinar que, para ter uma demissão sem justa causa tenha de haver uma justificativa”, reconhece Washington. “Para o empregador sempre será melhor poder tomar uma decisão sobre uma demissão sem maiores consequências”, avalia.

ACORDO

Ele reforça que não se está discutindo a constitucionalidade da Convenção, mas a forma como o Brasil saiu dela. “O que se discute agora é que quando o Brasil assina um tratado, um acordo internacional, no caso a adesão à Convenção 158 da OIT, esse ato é feito pelo presidente da República, mas deve ser ratificado pelo Congresso Nacional. Este é o procedimento estabelecido constitucionalmente. Neste caso, o que houve: já havia sido feita a declaração de adesão pelo presidente, havia a ratificação pelo Congresso e houve a retirada da adesão por um simples decreto. A discussão: um decreto pode fazer isso? Ou volta ao Congresso? Do mesmo modo que o Congresso confirmou a adesão, deveria se posicionar para a retirada?”, pondera o advogado.

 “A meu ver, em primeira análise, é um contra senso. Se é sem justa causa, por que a necessidade de justificar?”, complementa. Se o decreto de FHC for declarado inconstitucional pelo STF, voltam a valer as regras da Convenção 158 e a cada demissão sem justa causa deverá gerar um processo, uma justificação específica para esse tipo de dispensa.

Autor:Carol Menezes - Diário do Pará

Postar um comentário

0 Comentários