não mexer

header ads

Lula nega demissão e diz que confia em ministro da Defesa.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiros, tem sofrido pressão, inclusive interna, desde os atentados golpistas do último domingo (8), em Brasília. Questionado sobre a possibilidade de troca, Lula disse: 


O ministro José Múcio Monteiros (Defesa) tem sofrido pressão dentro do Ministério da Defesa após os atos terroristas de domingo (8)

Presidente Lula e José Múcio, ministro da Defesa. | Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert

"Quem coloca ministro e tira ministro é o presidente da República. O José Múcio foi eu que trouxe para cá e ele vai continuar sendo meu ministro porque eu confio nele, é um companheiro da minha relação histórica, tenho o mais profundo respeito por ele". 

"Se eu tiver de tirar cada ministro a hora que ele cometer um erro, vai ser a maior rotatividade de mão de obra da história do Brasil. Todos nós cometemos erros. O Zé Múcio vai continuar", completou o presidente. 

Múcio é próximo das Forças Armadas e mais ligado à centro-direita. Ele teve seu nome indicado por Lula exatamente por isso. A nomeação não agradou a cúpula petista -e só piorou quando ele declarou que as aglomerações em quartéis seriam "manifestações democráticas". 

Isso gerou um desentendimento já na madrugada de domingo (8). Para o governo, se a falta de ação da PM-DF (Polícia Militar do Distrito Federal) para conter os bolsonaristas terroristas foi duramente criticada, houve também certa conivência por parte das Forças Armadas -que não agiram contra os golpistas acampados. 

O Exército impediu que a PM entrasse no acampamento em frente ao QG, em Brasília, e prendesse os envolvidos -mesmo depois de os terroristas terem depredado as sedes dos três Poderes.

Não à toa, Lula disse também que está realizando um processo de desbolsonarização no governo, com foco especial nos militares. 

Nós estamos no momento de fazer uma triagem profunda. Porque a verdade é que o Palácio estava repleto de bolsonaristas, de militares e estamos vendo se a gente conseguir corrigir para colocar funcionários de carreira -de preferência funcionários civis que estavam aqui e foram afastados, transferidos de departamento - para que isso se transforme num gabinete civil".

Autor:LUCAS BORGES TEIXEIRA/ FOLHAPRESS


Postar um comentário

0 Comentários