não mexer

header ads

Bombeiro que ficou à deriva no mar e sobreviveu após nadar 5 km vai ser promovido por bravura.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Jairo Oliveira, que foi encontrado nesta quarta-feira (7) após ficar à deriva no mar ao realizar um salvamento de um turista francês que praticava kitesurf, na Praia de Jericoacoara, no Ceará vai ser promovido por bravura, conforme informou o comando da Corporação. O bombeiro foi encontrado entre as praias de Guriú e Tatajuba, no município de Camocim, após ficar no mar por quase oito horas.

“Ele, mesmo num momento de grande dificuldade, se pautou por princípios éticos e morais e buscou resguardar a vida do turista que foi salvo, o equipamento de kitesurf dele e a moto aquática do Corpo de Bombeiros. É como diz o nosso hino: Vidas alheias e riquezas salvar. Essa promoção e essa homenagem são resultado da forma como a governadora Izolda Cela e o secretário Sandro Caron priorizam o reconhecimento aos nossos servidores", disse o coronel Ronaldo Roque, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará.

O preparo físico, técnico e mental do sargento Jairo Oliveira, que é bombeiro militar há 13 anos, foram decisivos para que ele chegasse em segurança em terra firme. Ele agradeceu o reconhecimento ao relembrar as mais de oito horas que passou à deriva.

“Após perceber que a maré estava levando o jetski cada vez mais para dentro, decidi abandonar a moto aquática e nadar até a faixa de areia. Nos momentos mais difíceis de cansaço, procurava manter a calma e pensava que tinha que continuar nadando para avisar para a minha mãe que eu estava bem. Depois de algumas horas, comecei a ouvir o barulho das ondas quebrando e me tranquilizei, pois sabia que estava próximo a areia. Quando toquei os pés no chão foi um momento de muita alegria. A mesma alegria que senti agora ao saber que vou ser promovido. É uma felicidade muito grande”, disse.



Orientação pela estrelas

Jairo Oliveira afirmou em entrevista nesta quarta-feira (7) que se orientou pelas estrelas em alguns momentos durante o nado para tentar chegar em terra firme após ficar à deriva.

"Quando decidi descer do jetsky e entrar na água, coloquei o colete e comecei a nadar. Em certos momentos nadava peito, mas quando nadava de costas eu tomava como referência o alinhamento das estrelas para me orientar", disse.

O sargento revelou que cogitou ficar a noite inteira em cima da motoaquática, que parou de funcionar após linhas de kitesurf ficarem enganchadas no motor. Mas acredita que isso poderia causar sofrimento na família pela demora em saber notícias do seu paradeiro.

"Eu poderia ter ficado a noite inteira em cima do jetsky esperando o socorro chegar ao amanhecer, mas eu fiquei pensando na minha mãe, o quanto ela poderia ficar preocupada, pois esse tipo de notícia corre muito rápido", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários