não mexer

header ads

Primeira quinzena de novembro tem recorde histórico de chuvas no Ceará.

As duas primeiras semanas de novembro registram recorde de chuvas no Ceará. No balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 7 horas desta quinta-feira, 17, o Estado acumula uma média de 67,2 milímetros (mm) de chuva. O volume é mais de 10 vezes maior que a média para o mês (5,8 mm). A Funceme ressalva que o valor atual pode variar a depender das precipitações dos próximos dias.

"Temos até o momento o maior volume de chuva acumulado em um mês de novembro desde 1974, quando começaram os registros de chuva aqui no Ceará pela Funceme", aponta o meteorologista Lucas Fumagalli. Ele explica que as precipitações estão concentradas no Sul e no Oeste do Estado, nas macrorregiões do Cariri e da Ibiapiaba, além do sul do Sertão Central e Inhamuns.

 

Em alguns municípios, as médias acumuladas nestes primeiros dias chegam a ultrapassar os 200 mm. Campos Sales, na macrorregião do Sertão Central e Inhamúns, registra média de 246,3 mm. Granjeiro, no Cariri, tem o acumulado de 235,4 mm.

 

Em relação às máximas registradas em 24 horas, o maior acumulado no período foi em Caririaçu, no Cariri. O município teve 171 mm mensurados entre as 7 horas do dia 13 e as 7 horas do dia 14. Já a data com chuvas em mais cidades foi o dia 7, quando precipitações foram observadas em 140 municípios.

Postar um comentário

0 Comentários