não mexer

header ads

Potengi completa hoje 65 anos de Emancipação Política.

Neste domingo, 04 de setembro, o município de Potengi, na região do cariri oeste, está completando 65 anos de Emancipação Política. Antes de ser alçado a categoria de território independente com governo e leis próprias, o espaço pertencia ao município de Araripe. Os passos iniciais para sua separação ocorreu nas primeiras décadas do século XX quando foi elevada a categoria de Vila sob o nome de Chique-Chique.

Em 1931 uma lei estadual extinguiu o município de Araripe, fazendo com que Chique-Chique ficasse nas linhas territoriais de Assaré. Araripe passa a contar novamente com esse território quando quatro anos depois volta a condição de município. Entre idas e vindas ao Araripe e Assaré. Chique-Chique passou a ser escrito com “X” a partir de um decreto estadual datado de 1938, conforme dados do IBGE.

Ainda na primeira metade do século passado, por volta de 1934, há mudança de nome. O distrito passa a se chamar Potengi como integrante de Araripe. Depois, já como Ibitiara permancece distrito. Essa divisão continua até a segunda metade do século XX, quando pela lei estadual N.º 3786, de 4 de setembro de 1957, este território se desmembra oficialmente do município de Araripe e passa a ser Potengi, município autônomo.

O município atualmente é constituído por dois distritos. Além da sede, Potengi, há o Barreiros.

As primeiras denominações hoje estão presentes no Esporte e na Cultura, como time de futebol e espaço para formação de músicos, respectivamente.

Hoje, Potengi é reconhecidamente um Armazém de Saberes Culturais - a exemplo do Museu Orgânico do Mestre Franculi; o Reisado dos Caretas no Sítio Sassaré representado pelo Mestre Antônio Luiz; a comunidade remanescente de quilombolas “Carcará” (que tem sido objeto de estudo de pesquisadores e pesquisadoras da região), além de ser tradicionalmente conhecida como "a cidade que não dorme" em virtude de uma prática que remonta a antiguidade com cerca de 2 mil anos antes de Cristo - a dos ferreiros. Esta última, a exemplo do Carcará, vem sendo pesquisada.

Em 2018, Potengi entrou para a História política do Ceará ao eleger o primeiro prefeito do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O agricultor e comunicador Edson Veriato acabou durante a gestão mudando para o Partido dos Trabalhadores (PT).

Parabéns a todos que ajudaram a construir o Potengi que hoje conta com pouco mais de 11.000 habitantes, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa cidade reside boa parte de meus familiares, todos por parte de mamãe, na Vila Campos. Foi nessa vila que minha vó, Joana Tibúrcio do Amarante, que carinhosamente o chamava de Vó Joana, faleceu em 2021 aos 99 anos.

Parabéns, Potengi; Parabéns, Xique-Xique; Parabéns, Ibitiara.

Por Nicolau Neto, editor

Postar um comentário

0 Comentários