não mexer

header ads

Aposentado terá benefício bloqueado se não fizer prova vida?.

Já pensou chegar o início do mês e não receber seu dinheiro para pagar as contas? Muitos aposentados passavam por essa situação por não fazer a prova de vida. 

O INSS tem até o final de dezembro para implementar as mudanças necessárias para cumprir a nova portaria.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal tirou o fim da exigência de prova de vida presencial para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A prova passará a ser feita de forma digital, via cruzamento de dados de bases dos governos federal, estadual e municipal.

Os cerca de 36 milhões de beneficiários que faziam a prova de vida anualmente não precisarão mais se deslocar até uma agência bancária. Se o governo não encontrar nas bases de dados evidências de que o segurado está vivo, irá até sua residência para capturar dados biométricos como digitais e foto do rosto, segundo o presidente do INSS, José Carlos Oliveira.

O INSS informou que tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as mudanças necessárias para cumprir a nova portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso, mesmo se a prova de vida não for efetuada.

O governo fará um cruzamento de informações para atestar que o titular do benefício, nos dez meses após seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias do INSS ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, informou o INSS.

O INSS deverá oferecer aos beneficiários de qualquer idade que não fizeram nenhuma movimentação no período analisado formas para que a prova de vida seja realizada sem sair de casa. Para isso, poderão ser utilizados servidores, entidades conveniadas e parceiras, além das instituições financeiras que pagam os benefícios, como a Caixa Econômica Federal.

PROVA DE VIDA PRESENCIAL SERÁ OPCIONAL

Até agora, a prova de vida era feita nos bancos responsáveis pelo pagamento, seja no atendimento pessoal, pelo caixa eletrônico (com biometria) ou em aplicativos (para algumas instituições). A prova de vida digital, pelo site ou aplicativo Meu INSS, era uma opção restrita para os segurados que têm biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou seja, pelas bases de dados da carteira de motorista e do título de eleitor.

Os aposentados e pensionistas que quiserem continuar realizando a prova de vida poderão fazê-la nas agências bancárias, que não podem recusar a realização do procedimento, segundo o governo.

A prova de vida é utilizada para evitar fraudes nos pagamentos de benefícios como aposentadoria e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), realizados por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

VEJA O QUE SERÁ ANALISADO PARA ATESTAR A VIDA DO SEGURADO:

- registros de vacinação

- consultas no SUS

- comprovante de votação nas eleições

- emissão ou renovação de passaporte

- emissão ou segunda via da carteira de identidade

- emissão ou renovação da carteira de motorista

- operações privadas, ainda não especificadas pelo governo

Com informações da Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários