não mexer

header ads

Governo anuncia 4ª dose contra covid; veja quem deve tomar .

A vacinação contra a Covid-19 é fundamental para controlar a propagação da doença em todo mundo e para evitar que novas variantes acabem surgindo. Com o aparecimento da ômicron, a necessidade de imunizar o maior número de pessoas se tornou essencial para garantir a segurança da população. 

A medida foi tomada após o governo federal considerar que a efetividade das vacinas contra a Covid-19 tende a diminuir com o passar do tempo.

Pedro Guerreiro/Agência Pará

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com imunidade baixa e mais vulneráveis à contaminação pelo vírus, os chamados imunossuprimidos. 

A medida foi tomada após considerar a “tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo”. Por esse motivo, a pasta ressaltou que vai "mudar a estratégia de vacinação" de pessoas com idade de 18 anos ou mais.

Os imunocomprometidos poderão receber o imunizantes em um período de, no mínimo, quatro meses após a administração da terceira dose. 

De acordo com a nota técnica, são enquadrados como imunocomprometidos:

- Pessoas com imunodeficiência primária grave;

- Pessoas que realizaram quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas;

- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;

- Pessoas que fazem uso de corticoides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias;

- Pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune;

- Pessoas com doenças autoinflamatórias ou intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise; 

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Com informações do Metrópoles


Postar um comentário

0 Comentários