não mexer

header ads

10 gargarejos para eliminar dores e doenças diversas.

Os gargarejos não servem apenas para acabar com o mau hálito — embora um bochecho rápido com chá de cravo-da-índia faça isso muito bem. Dependendo da substância usada, o gargarejo também é uma maneira maravilhosamente simples de matar germes, aliviar a irritação da garganta e até mesmo acabar com a azia. Saiba mais sobre a prática do gargarejo e como ele pode ajudar a combater doenças e aliviar dores.

Benefícios do gargarejo

O gargarejo tem uma longa tradição terapêutica. De acordo com os praticantes do antigo sistema de cura indiano conhecido como Ayurveda, o gargarejo com óleo vegetal (ou pelo menos seu espargimento ao redor da boca) melhora o sono e estimula o cérebro, além de clarear os dentes e revitalizar as gengivas. 

 

Muitos médicos, por sua vez, estão cada vez mais convencidos de que gargarejos germicidas podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Parece que os mesmos germes que causam problemas nas gengivas entram na corrente sanguínea e produzem coágulos, que causam infarto do miocárdio e derrame. 

 

Como os gargarejos agem?

Aquele refluxo turbilhonado ajuda a remover o muco e as células mortas que irritam a boca e a garganta. E os ingredientes que você acrescenta à água agem diretamente nos tecidos inflamados, trazendo alívio às áreas irritadas pelo ar seco ou poluído — ou por uma tarde de torcida entusiasmada no estádio de futebol. Para preparar seus gargarejos. Não é preciso mais do que água quente e ingredientes simples que você já deve ter à mão.

 

Gargarejos para dores e doenças diversas

 

1. Limão e água

Para a dor de garganta, nada melhor que um gargarejo de sumo de limão e água. O sumo ajuda a contrair os tecidos edemaciados da garganta e cria um ambiente hostil (ácido) para os vírus e bactérias. É só misturar 1 colher de chá de sumo de limão a 1 xícara de água.

 

2. Salmoura

Também há a velha salmoura. Dissolva 1 ⁄4 de colher de chá de sal em 1 xícara de água quente. Acrescente 1 colher de sopa de enxaguante bucal para maior ação germicida.

 

3. Sálvia e alume

Outra mistura popular é composta de 1 colher de chá de sálvia, 1 ⁄2 colher de chá de alume, 1 ⁄4 de xícara de açúcar mascavo, 3 ⁄8 de xícara de vinagre e 1 ⁄8 de xícara de água.

 

4. Gengibre e mel

Outro remédio caseiro que age rapidamente contra a dor de garganta: Misture 1 colher de chá de gengibre em pó com 1 colher de chá de mel, 1 ⁄2 xícara de água quente e o sumo de 1 ⁄2 limão. Despeje a água sobre o gengibre e em seguida acrescente o sumo de limão e o mel. O mel forma uma película de revestimento na garganta e também tem propriedades antibacterianas leves.

 

5. Chá de tintura

O gargarejo com o fitoterápico germicida hidraste mata os vírus e as bactérias, e alivia a inflamação dos tecidos da garganta. Para prepará-lo basta diluir 1 1 ⁄2 colheres de chá de tintura em 240 ml de água.

 

6. Água salgada

Contra a azia, experimente um gargarejo com água salgada (1 ⁄4 de colher de chá de sal em 1 xícara de água morna). A salmoura ajuda a neutralizar os ácidos na garganta, aliviando a queimação e promovendo a cura rápida das mucosas irritadas. 

 

7. Água oxigenada

Para algumas pessoas, somente a escovação e o uso de fio dental não são suficientes para manter esses micróbios sob controle. Se este for o seu caso, consulte seu médico sobre a possibilidade de fazer gargarejos diários com uma solução 50/50 de água e água oxigenada a 3%. Para um potencial germicida maior, o anti-séptico bucal clorexidina pode ser uma melhor opção. Tanto a água oxigenada quanto a clorexidina são vendidas sem receita nas drogarias.

 

8. Pimenta e água

Resfriado? Experimente fazer um gargarejo com uma pitada de molho de pimenta diluída em água. Os aficcionados juram que essa é a maneira mais rápida de desbloquear as vias aéreas. 

 

9. Equinácea

Outra solução para eliminar o vírus do resfriado é o gargarejo com equinácea, um herbáceo antiviral. Junte 2 colheres de chá de tintura de equinácea a 1 xícara de água e gargareje três vezes por dia com tal solução. Além de aliviar a dor de garganta, o gargarejo com equinácea estimula seu sistema imune a combater a infecção.

 

10. Mirra

Nos problemas da garganta, não há substituto para o repouso e para o aumento da ingestão de líquidos. No entanto, você pode acelerar o processo de cura fazendo gargarejos com mirra (algumas gotas de tintura de mirra em uma xícara de água). Altamente adstringente, a mirra é extraordinária para combater a inflamação, além de ser um anti-séptico. Gargareje seis vezes ao dia — tratamento um tanto trabalhoso, é verdade, mas vale muito a pena.

 

Fonte: Seleções

Postar um comentário

0 Comentários