não mexer

header ads

Lote com 115 mil doses da vacina contra a Covid será usado na imunização de profissionais da Saúde.

As 115 mil doses da vacina CoronaVac que chegaram ao Ceará na noite deste sábado (6) serão utilizadas para imunizar os profissionais da saúde, incluídos no grupo 1 do plano de vacinação. A previsão é de que na próxima segunda-feira (8) o imunobiológico seja distribuído para os municípios cearenses.

A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que explicou que o lote será destinado para "reforçar a quantidade de vacinas para primeira e segunda doses dos profissionais de saúde". 

Este lote é o quarto que chega ao Estado. Além dos profissionais da saúde, o Ceará está vacinando idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições, deficientes com mais de 18 anos, também institucionalizados, e idosos com mais de 75 anos. 

Lotes da vacina

 

Ao todo, três lotes de vacinas contra a Covid-19 já chegaram ao Ceará, e este é o quarto. O primeiro deles foi da CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a chinesa Sinovac, enquanto os dois seguintes vieram com o imunizante produzido pela Universidade de Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fiocruz.

 

No primeiro lote, 218 mil doses importadas foram distribuídas entre os municípios cearenses. Já no segundo, 72.500 doses da vacina de Oxford - nono maior montante do País - foram enviadas ao território cearense.

 

Após a chegada do segundo lote, o governador Camilo Santana reforçou que os demais grupos prioritários poderiam começar a participar do plano de imunização, já que a CoronaVac ainda não estava sendo utilizada em idosos. "Vamos poder avançar na vacinação dos grupos da primeira fase: profissionais da saúde, idosos e indígenas. Deverá ter critérios para a distribuição da segunda dose, mas ela tem uma vantagem. Vamos poder usar todas as doses porque a segunda pode ser aplicada em até 90 dias", explicou.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários