não mexer

header ads

IBGE abre 204 mil vagas, inscrições começaram nesta sexta-feira (19)

As inscrições do processo seletivo para a contratação de recenseadores e agentes censitários para o Censo 2021 começam amanhã (19/2), às 10h, e seguem até 23h59 do dia 19 de março (horário de Brasília), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje. Ao todo, serão 204.307 vagas temporárias para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para quase todos os municípios do Brasil.

As inscrições para o concurso do IBGE em 2021 começam já nesta sexta-feira.

 Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias


O Censo seria realizado no ano passado, mas foi adiado em função da pandemia de covid-19. Com isso, a seleção foi cancelada. Agora, tem início um novo processo para a contratação dos recenseadores e supervisores. As duas seleções são independentes, ou seja, os interessados devem se inscrever neste processo mesmo que tenham se candidatado no ano passado.


O início das inscrições confirma a realização do Censo 2021, com coleta de dados entre 1º de agosto e 31 de outubro, como ocorre em todos os anos de realização do Censo.


O prazo de inscrições é diferente de acordo com as funções. Para se candidatar aos cargos que exigem ensino médio completo - agente censitário municipal (5.450 vagas) e agente censitário supervisor (16.959 vagas) – as inscrições vão de amanhã (19/2) a 15 de março. Já para a função de recenseador – que exige ensino fundamental completo -, o prazo vai de 23 de fevereiro a 19 de março. As inscrições serão pelo site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos.


O processo realizado no ano passado foi cancelado e os candidatos vêm recebendo de volta os valores pagos na inscrição. Foram três iniciativas do IBGE para a devolução do montante: maio, outubro e janeiro de 2021.


Até o início de janeiro, cerca de 60% dos candidatos da seleção de 2020 tinham recebido de volta o montante. As taxas cobradas no ano passado foram de R$ 35,80 para concorrer a funções de nível médio e de R$ 23,61 para disputar as vagas de ensino fundamental.


(Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor).


Por Lucianne Paiva Carneiro, Valor — Rio

Postar um comentário

0 Comentários