não mexer

header ads

Quem furou fila da vacina não vai tomar 2ª dose antecipada, decide Justiça

Foi determinado pela Justiça Federal que quem furou a fila e tomou a dose da vacina contra a covid-19 de forma irregular não tomará a segunda dose no estado do Amazonas. A decisão veio depois de inúmeras denúncias de que pessoas fora do grupo prioritário se beneficiaram com o imunizante dando um "jeitinho".

Número de "furões" em Manaus foi tanto que vacinação chegou a ser suspensa na cidade.

Planos de vacinação devem seguir protocolo de grupos prioritários | Agência Brasil

Segundo a juíza, Jaiza Maria Pinto Fraxe, que assinou a determinação no último sábado (23), quem tomou a 1ª dose de forma indevida pode ser preso em flagrante caso tomem a 2ª dose antes da chegada do grupo em que se enquadram.

No documento, a juíza determinou ainda que a Prefeitura de Manaus deverá informar diariamente a relação das pessoas vacinadas contra a Covid na cidade com detalhes de identificação como nome, CPF e profissão das pessoas vacinadas até as 19h do dia, assim como o local onde a aplicação ocorreu. Caso haja descumprimento a multa por dia será de R$ 100 mil.

No Amazonas quatro estudantes da área da Saúde, dois advogados e um casal proprietário de uma empresa de alimentos estão entre os que não estão entre os prioritários.

Na decisão a juíza determinou ainda que somente quem estiver na linha de frente do combate à doença é que se enquadra no grupo prioritário, descartando com isso nomes como o da secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e do subsecretário dela.

"Visitar unidades de saúde não é estar na linha de frente", informou ao citar ambos, avisando que terão de apresentar justificativa por terem tomado a primeira dose.

DOL


Postar um comentário

0 Comentários