não mexer

header ads

Ouça o áudio do avião que levava vacinas da covid-19 e quase colidiu no ar

A Força Aérea Brasileira (FAB) apura uma ocorrência envolvendo um avião monomotor do governo do Paraná, que transportava doses da vacina CoronaVac e acabou entrando em rota de colisão com um avião da Gol na última terça-feira (19). As informações são do portal Estado de Minas. 

Avião, que pertence ao governo estadual, entrou em rota de colisão com um Boeing da Gol Linhas Aéreas após uma curva errada. | Geraldo Bubniak/Governo do Paraná.

Em um áudio do controle de tráfego aéreo, que está sendo compartilhado nas redes sociais, é possível ouvir a controladora orientando os pilotos do jato da Gol a "subir ou descer na rota", para não se aproximar e evitar a colisão com a aeronave.

Ouça!

CURVA ERRADA

A avião monomotor saiu de Curitiba rumo a Londrina, no Paraná. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da FAB, está apurando o que teria ocorrido no piloto automático da aeronave estadual.

Em nota, o governo estadual do Paraná classificou o episódio como "incidente" e informou que a tripulação levou alguns minutos para conseguir desligar o piloto automático e assumir o controle da aeronave Cessna C208 Caravan.

Ainda de acordo com a nota, a rota do monomotor incluía uma curva para o lado esquerdo, porém, pelo erro foi feita para a direita, entrando na rota do jato da Gol.

Já a Gol, informou em nota, que a aeronave "que realizou o voo G3-1212 (Guarulhos-Curitiba), na terça-feira (19), teve de fazer um novo procedimento de pouso durante a aproximação ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. A mudança foi necessária por solicitação do controle de tráfego aéreo do destino para procedimento de segurança, sem qualquer anormalidade no voo. Reforçamos que a Companhia está sempre atenta à Segurança, nosso valor número 1".

Com informações do Estado de Minas

Postar um comentário

0 Comentários