não mexer

header ads

36 açudes estão sangrando no Ceará, de acordo com a Cogerh


Açude Acarape do Meio em Redenção também atingiu capacidade total ocupada Aurélio Alves)
Já são 36 os açudes cearenses sangrando, de um total de 155, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em boletim atualizado às 18h20min de ontem. Os números mostram que o Estado tem ocupado um percentual de 29,9% de toda a sua capacidade hídrica. São 5,46 bilhões de hectômetros cúbicos nos reservatórios cearenses. Além disso, outros 38 açudes estão com mais de 90% de suas capacidades.

Atualmente, são seis os açudes da Região Metropolitana de Fortaleza sangrando. Eles estão localizados em Redenção, Caucaia, Maranguape, Palmácia e Baturité. Um dos açudes a sangrar é o Acarape do Melo, localizado em Redenção, onde o jornalista Aurélio Alves do jornal O POVO esteve ontem. O açude, atualmente, chega a ter profundidade de 33 metros, conforme estima José Arimateia da Silva, pescador contumaz do açude. Para ele, o sangramento é uma "benção de Deus". "Eu já presenciei esse açude com 10 metros (em local que a profundidade chega a 33). É triste, a gente caminhava por dentro desse açude", diz, comemorando que agora há "peixe à vontade".

Ao todo, os açudes da Região Metropolitana têm 59,81% dos 826,61hm³ de sua capacidade hídrica ocupada. A região com melhor taxa de ocupação é Coreaú, com 97,89% da capacidade máxima de seus açudes. Por outro lado, a região com menor capacidade ocupada é Banabuiú, onde apenas 10,13% do total máximo está ocupado. São 56 os açudes no Estado com volume menor que 30%. Maior açude do Estado, o Castanhão tem volume atual de 13,06%.

A expectativa é que os açudes aumentem de volume, já que a previsão é de que as chuvas prossigam em todas as regiões do Estado até amanhã, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7 horas de terça-feira, 21, até as 7 horas de quarta-feira, 22, o mais recente balanço disponível até o fechamento desta edição, havia chovido em 97 dos 184 municípios do Estado. Foi na região centro-norte do Estado as principais chuvas no período. A maior chuva foi em Ibiapina, com 102,2 milímetros.

Ontem, a Funceme apontava previsão para esta sexta-feira de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Cariri, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada. 

Açudes sangrando:

Acarape do Meio (Redenção)
Amanary (Maranguape)
Angicos (Coreaú)
Arrebita (Forquilha)
Barragem do Batalhão (Crateús)
Caldeirões (Saboeiro)
Carnaubal (Crateús)
Cauhipe (Caucaia)
Colina (Quiterianópolis)
Do Coronel (Antonina do Norte)
Gameleira (Itapipoca)
Gangorra (Granja)
Germinal (Palmácia)
Gomes (Mauriti)
Itapajé (Itapajé)
Itapebussu (Maranguape)
Itaúna (Granja)
Jatobá II (Ipueiras)
Jenipapo (Meruoca)
Missi (Miraíma)
Poço Verde (Itapipoca)
Quandú (Itapipoca)
Rosário (Lavras da Mangabeira)
S. Pedro Timbaúba (Miraíma)
São José I (Boa Viagem)
São Vicente (Santana do Acaraú)
Sucesso (Tamboril)
Tijuquinha (Baturité)
Trici (Tauá)
Tucunduba (Senador Sá)
Valério (Altaneira)

Com informações portal O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários