não mexer

header ads

Abin estima que coronavírus matará quase seis mil em menos de dez dias


Apesar de minimizar os efeitos causados pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro está ciente do perigo que corre a população, em especial os mais idosos. Bolsonaro recebeu no último dia 24 um relatório da Agência de Inteligência do Governo Federal (Abin), prevendo que, caso a doença se espalhe aqui como se espalhou em países como China, Itália e Irã, matará 5571 brasileiros até o dia 6 de abril, ou seja, em 10 dias.
Reprodução
A informação foi publicada pelo portal The Intercept, que teve acesso aos informes da Abin, classificados como sigilosos. Caso seja verídico, fica claro o comportamento de desprezo do presidente ao orientar que a população siga na contramão do que precisa ser feito para travar o vírus, inclusive pedindo a população o fim das medidas de confinamento.
Apesar de Bolsonaro, todos os governadores e muitos prefeitos do Brasil estão criando medidas de proteção à revelia do que é sugerido pelo Governo Federal.  Na última terça o presidente desdenhou da doença, criticando o que chama de espírito de terra arrasada e histeria, classificando a doença como uma gripe ou um resfriado.
De acordo com o The Intercept, os informes da agência são claros ao enfatizarem a urgência de medidas de contenção como o isolamento. ““Coréia do Sul, Irã e China conseguiram mudar a direção da reta, provavelmente depois da adoção de medidas de contenção”, avalia a Abin no documento mais recente, finalizado às 22h10 desta segunda, 23. A agência é comandada pelo ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional – uma das vítimas do coronavírus após a viagem do presidente aos EUA, há alguns dias.
O relatório também afirma que, caso  a demanda por leitos de UTI poderá ultrapassar a oferta, causando um colapso do sistema de saúde. 
Com informações do The Intercept

Postar um comentário

0 Comentários