não mexer

header ads

Inaugurado o primeiro museu orgânico Mestre Antônio Luiz em Potengi,CE

“Eu comecei sendo brincante de um senhor de Potengi, por nome de Chagas. Eu ficava brincando e prestando atenção como era que ele chamava as figuras, porque essa brincadeira nossa é chamada, não é cantada, e eu aprendi de cabeça, porque não sei ler”, diz o mestre Antônio Luiz que é também um Tesouro Vivo da Cultura. 
Cultura e tradição colorida em uma casa simples no meio do sertão cearense, tudo isto se consolidou na zona rural com a primeira inauguração do museu orgânico do Mestes de Cultura, Antônio Luiz, na tarde desta última terça-feira (18) que fica a quatro quilômetros de Potengi denominado, Sitio Sassaré. Um evento realizado como parte integrante da expressão da nossa gente através do Sesc e Fundação Casa Grande que lançou um série de 16 museus orgânicos dos mestres de culturas tradicional. O primeiro lançamento do museu de propriedade do Mestre Antônio Luiz já foi inaugurado e é um dos primeiros da série dos 16, é apenas um marco inicial no município potengiense, a previsão é de que até 2019 haverá implementação de mais 15 museus orgânicos no Cariri.  


Bob Jefferson desde 2005 sempre foi um incentivador do Grupo de Reisados o qual agrega valores na cultura do município. 

A intenção dos museus orgânicos dos Mestes de Cultura é uma iniciativa do Sesc-CE, Fundação Casa Grande dentre outros apoiadores que coloca a disposição do público um acervo de pertences do mestre da cultura como vestimentas, fotografias, instrumentos e tudo que contribuiu para a criação do seu grupo de Reisado de Caretas de couro, com tradição das máscaras na cidade interiorana. Para selecionar os Mestres, o Sesc Ceará foi a campo para visitar espaço a espaço com o intuito de entender suas histórias e a sua importância enquanto patrimônio imaterial. Até 2019, o Sesc Ceará fará a implementação de todos os 16 museus integrantes do projeto. 
No local, os visitantes poderão apreciar estão as fotografias das manifestações do reisado, que faz parte da vida de Antônio Luiz desde 1975. Também estão expostos os instrumentos musicais e as dez máscaras dos caretas: o Velho Bacurau, a Velha Quitéria, o boi, a burrinha, o urubu, o jegue, o carneiro, o cavalo e a ema, personagens do reisado que todos os anos ganham vida no terreiro do Mestre, sempre nas Festas de Reis. 
O Presidente do sistema FECOMÉRCIO, Mauricio Filizola, participou do projeto social presenteando e tornando vivo a preservação desta cultura no Ceará.
Presentes ao primeiro evento de inauguração do museu do Mestre Antonio Luiz o Diretor Regional Sesc/Senac Ceará, também Chagas Gerente de Cultura, Rodrigo Leite Rebouças, a Diretora de Programação Social do Sesc , o Presidente do sistema FECOMÉRCIO, Mauricio Filizola, Patricia Rinalde, Gerente Elane Lavor Sesc Juazeiro do Norte, Gerente, Lucia do Sesc Crato, Alemberg, Junior,João Paulo, Aécio, Fabiana da Instituição e Fundação Casa Grande e Memorial do Homem Cariri, um dos grande parceiros na criação deste projeto e comunicadores da região do Cariri, da prefeita do município de Potengi,Chefe de Gabinete, Titico, representantes do Geopark, Vereadora Leonir Cavalcante, Vereador Otaviano, Vereadora Vanda Tenório, Secretário de Cultura de Assaré, Vavá Gois, mestres da cultura, Zulene, Amazan, Cirilo, Aldemir, Nena, Bacamarte, Dona Maria cândida do Barro, Dona Dorinha da Lapinha de Juazeiro do Norte, Mestre Tarciso do Reisado São Miguel, além da presença também das instituições do sistema FECOMÉCIO que leva ao público sempre as informações que contribuem com o dia a dia das pessoas e que se dedicaram por meses para que esse movimento fosse possível.

Por: Ivanildo Souza.
Site: www.potenginainternet.com

Postar um comentário

0 Comentários