não mexer

header ads

Permanece a tendência de chuvas no Estado do Ceará

Nos dois últimos dias boas chuvas banharam vários municípios do Interior. Das 7h de quarta-feira às 7h de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 89 municípios, com prevalência nas regiões Norte, Inhamuns e Sul (Cariri cearense). Para hoje, a previsão é de mais chuva para todas as regiões do Estado. Segundo a Funceme, as cinco maiores chuvas ocorreram em Barroquinha (68mm); Crato (67mm); Fortaleza (56mm); Eusébio (48mm) e Maracanaú (47mm). As precipitações verificadas nos dois últimos dias são decorrentes da atuação de um sistema meteorológico denominado Ondas de Leste, cujas nuvens são formadas no litoral do Rio Grande do Norte e avançam sobre o Ceará.
O principal sistema indutor de precipitações no Estado é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se mantém afastada do Ceará, contribuindo para a redução dos índices pluviométricos neste mês, que é o último da quadra chuvosa (fevereiro a maio).
A Funceme também registrou nesta quarta-feira chuva em Bela Cruz (41mm); Chaval (32mm); Independência (31mm); Viçosa do Ceará (30mm); Cruz (29mm).
Até ontem, as chuvas estavam 50% abaixo do esperado para este mês de maio, que é de 90mm. A Funceme, em média, havia registrado 45mm. A expectativa é de que as precipitações permaneçam inferiores à média histórica do período, configurando, portanto, o quinto ano seguido de estiagem no Estado.
O mês de maio tem acompanhado a queda no índice pluviométrico no Estado já apresentado na segunda quinzena de abril. Com isso, a situação nos reservatórios pouco se alterou. O nível médio dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de apenas 13,2%. Somente um reservatório, o Quandú, em Itapipoca, está sangrando. O açude, aliás, foi o único que se manteve acima dos 90% de sua capacidade ao longo deste ano. Outros quatro açudes, Caldeirões, Gameleira, Maraguapinho e Colina estão com volume média acima dos 90%, mas 117 reservatórios estão com nível médio abaixo dos 30%.

Postar um comentário

0 Comentários