não mexer

header ads

2,4 mil documentos de veículos, destinados ao Detran-CE, são furtados

Em junho do ano passado, uma investigação da Polícia Civil prendeu, no bairro Canindezinho, um homem acusado de envolvimento em uma quadrilha especializada em falsificação de documentos de veículos (Foto: JL Rosa/Diário do Nordeste.
Dois lotes de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLVs) que se destinavam ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), com cerca de 2.400 documentos, desapareceram. O furto do material foi percebido na última terça-feira (2) por funcionários da transportadora encarregada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para fazer a entrega dos formulários.

De acordo com informações do Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran, a violação da embalagem lacrada foi constatada no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O órgão explicou que os documentos são padronizados e produzidos pelo Denatran, que também é responsável pelo transporte dos lotes para os Detrans de todo o Brasil.

Os dois lotes destinados ao Ceará saíram do aeroporto do Rio de Janeiro no dia 27 de janeiro deste ano. Temendo que os CRVLs sejam usados por bandidos, o Detran pediu providências ao Denatran e também cancelou os documentos furtados, tornando-os inválidos para o licenciamento ou emplacamento de qualquer veículo.

O furto foi registrado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) do Ceará, e comunicado à Polícia Federal (PF) no Ceará e do Rio de Janeiro. Por telefone, o titular da DRFVC, delegado Fernando Cavalcante, disse que já iniciou as investigações logo após ser informado do caso.

Fernando Cavalcante afirmou que ainda não sabe se o furto ocorreu aqui no Ceará ou no Rio de Janeiro. "Estamos aguardando as imagens de câmeras de segurança dos galpões da empresa responsável pelo transporte. Vamos analisar as imagens daqui e do Rio de Janeiro. Se ocorreu aqui nós vamos continuar a investigação", salientou.

O titular da DRFVC disse ainda que a carga de 150 mil CRLVs chegou ao Ceará no dia 28 de janeiro. No último dia 2, quando os funcionários da transportadora foram pegar o material e levar para o Detran perceberam que dois lotes estavam violados em 2.400 formulários.

Cavalcante disse que funcionários da transportadora já foram ouvidos. O delegado afirmou estar preocupado com o furto dos documentos, pois bandidos podem usar o material em carros clonados. "Vamos comunicar às polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE) os números dos lotes furtados para que eles fiquem atentos na fiscalização dos veículos nas ruas".

Validade

O Detran informou que os documentos furtados têm a numeração de 0126.358.2601 até 0126.358.5000. A Instituição de trânsito explicou ainda que o usuário pode verificar no site do Detran a validade ou não de um CRLV. Para isso basta acessar o link http://central.Detran.Ce.Gov.Br e clicar sobre a palavra veículos e, em seguida, validação de CRLV.

A pessoa deve informar o número do CRLV (ou o número de segurança que os documentos mais antigos possuíam), e em seguida digitar a imagem que aparece (números e letras) e clique sobre a palavra validar. Na tela seguinte aparecerá a mensagem que dirá se o documento é válido ou não.

Clonagem

Em junho do ano passado, uma investigação da Polícia Civil prendeu, no bairro Canindezinho, um homem acusado de envolvimento em uma quadrilha especializada em falsificação de documentos de veículos e clonagem de placas.

O baiano, identificado como Antônio Fernandes dos Santos, o ´Fernando Baiano´, já era investigado pelo envolvimento no furto de 1.200 CRLVs do Detran, nos anos de 2013 e 2014. Na residência do homem, a Polícia apreendeu 70 CRLVs em branco, ferramentas para preencher documentos com informações de veículos clonados e material para adulterar chassis.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários