não mexer

header ads

Campanha da Fraternidade 2020 aborda compaixão e cuidado para com o próximo

Já é tradição da Igreja no Brasil, anualmente, a quarta-feira de Cinzas ser um marco para duas frentes: a primeira, é o início da Quaresma, período preparatório de 40 dias para a Páscoa do Senhor, e a outra, a Campanha da Fraternidade (CF 2020), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964, que a cada ano reflete sobre uma temática específica, como família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outras.


Com o tema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) e o lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, a CF 2020 faz referência a parábola do bom samaritano, que, além de ser uma passagem bíblica clássica vai ao encontro da vida e missão de Santa Dulce dos Pobres, o “Anjo Bom da Bahia”, a representação de um "bom samaritano", recém-canonizada pela Igreja Católica.

Esta campanha será uma motivação para olharmos, transversalmente, as diversas realidades, interpelando todos sobre o respeito à vida, em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

No centro do cartaz de divulgação da campanha da fraternidade, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador.

Em tempo
Infelizmente, estamos vendo muitos casos de abandono, de racismo, homofobia, violência contra mulher, bullying. São muitas pessoas em sofrimento, em depressão. Nós, enquanto cidadãos, podemos cuidar mais de quem está próximo de nós, acolher, dar um abraço e atender as necessidades. A CF convida cada pessoa a ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.

Postar um comentário

0 Comentários