não mexer

header ads

Dezenas de pequenos e médios açudes sangram nos últimos dias no Ceará

O reservatório São Pedro Timbaúba, em Miraíma, na bacia do Litoral, atingiu sua máxima nesta terça-feira, 18, assim com o São José I, da bacia do Banabuiú, em Boa Viagem. O açude Gameleira, em Itapipoca, também no Litoral, teve sangria recente, acontecendo nesta segunda-feira, 16.

Atualmente sangram os açudes Acaraú Mirim, Angicos, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Diamantino II, Gameleira, Germinal, Itapajé, Itapebussu, Itaúna, Maranguapinho, Quandú, S. Pedro Timbaúba, São José I, São Vicente, Tijuquinha, Tucunduba e Várzea da Volta.

A Cogerh registrou aportes em 85 açudes nesta terça-feira, 17, com destaque para o Acarape do Meio, Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste. Com o ganho, os açudes Barra Velha e Forquilha deixaram o volume morto. O volume médio dos 155 açudes monitorados é de 14,6%.

Da noite para o dia, foi assim que dezenas de barragens, nos leitos de rios e de riachos passaram a transbordar nesta terça-feira (17) em várias localidades do Centro do Estado. Ainda no início da semana, ninguém se conteve. As crianças não foram às aulas; as donas de casa deixaram os afazeres domésticos e até os agricultores abandonaram o roçado para contemplarem as águas correndo, agradecendo a Deus pelo milagre, afinal, foram seis anos de estiagem.

As boas chuvas que vêm caindo nos últimos dias no estado do Ceará  têm trazido de volta a alegria de milhares de pessoas no interior e Região Metropolitana de Fortaleza. É que as últimas precipitações fizeram com que dezenas de pequenos e médios reservatórios enchessem e, consequentemente  transformaram além da paisagem a vida das pessoas Ceará a fora.

De acordo com boletim da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh), divulgado na manhã desta quarta-feira, 18, chegou a 20 o número de reservatórios monitorados pelo órgão que estão sangrando. No último dia 4 de abril, eram 10 os reservatórios com capacidade hídrica em 100%. Um dos mais recente a sangrar foi o Itapebussu, no município de Maranguape, distante 30 km de Fortaleza. No mesmo município, o Maranguapinho vem sangrando há mais tempo.

Um desses lugares é o distrito de Cipó dos Anjos, distante cerca de 30km do centro de Quixadá. A estrada começou a encharcar, mesmo assim, no caminho é possível ver todos os barreiros, como são conhecidos os açudes de menor porte, cheios. Alguns, maiores, não suportaram a força da água, que chegou de repente, acompanhando a chuva de 125 milímetros, segundo registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Na localidade de Bonfim, ainda no distrito de Cipó do Anjos, as crianças aproveitaram as corredeiras dos riachos para tomar banho. Algumas não viam tanta água desde nascidas e um pouquinho mais acima, na Lagoa do Meio os moradores precisaram correr com enxadas para abrir uma vala na parede do barreiroda comunidade. Corria o risco de romper. Mesmo assim, a felicidade com a chegada das chuvas era grande. No mais agradeciam às forças divinas pela transformação da seca em um mar d’água.

Fonte: Blog Gazeta da Jurema

Postar um comentário

0 Comentários