não mexer

header ads

Instalação do "Creas" em Potengi será nesta terça-feira (23), ás 10hs

Potengi recebe nesta terça-feira (23), o secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josertini Clementino, que a convite da prefeita Alizandra Gomes visita o município, momento este onde assina termo de cooperação entre Potengi e o Governo do Estado do Ceará e também a instalação do CREAS/CARIRI REGIONAL. O Evento solene acontece no Centro Administrativo da Vila Andrade ás 10hs.

O CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel oferecer o trabalho social especializado no SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

Sendo assim, a instituição tem por objetivo ofertar ações especializadas de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial e jurídico individualizado a idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, crianças e adolescentes, em situação de ameaça ou violação de direitos.


O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, de saúde e educação (CRAS, Bolsa Família, Abrigo Municipal, CAPS, Escolas, APAE, Conselho Tutelar entre outros)  nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (Poder Judiciário e Ministério Público).

Usuários
 Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:
– Violência física, psicológica e negligência;
– Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
– Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
– Tráfico de pessoas;
– Situação de rua e mendicância;
– Abandono;
– Vivência de trabalho infantil;
– Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
– Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;
– Descumprimento de condicionalidades do PBF (Programa Bolsa Família) e do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil)  em decorrência de violação de direitos.


Por: Ivanildo Souza.

Postar um comentário

0 Comentários