não mexer

header ads

Iª Conferência Municipal de Saúde da Mulher em Potengi

Clara Saionara de Brito Francelino Neri.
O governo municipal de Potengi, prefeita Alizandra Gomes dos Santos Rodrigues, através da Secretaria  de  Saúde  do  Município buscando desenvolver propostas para trabalhar nos desafios para integralidade com equidade na saúde das mulheres promoveu no dia de hoje, segunda-feira (19) nas dependências do prédio do CEMAC a sua 1ª Conferência Municipal de Saúde de Potengi. 

A secretária de saúde, Clara Saionara de Brito Francelino Neri, presidenta do Conselho Municipal e Secretária de Saúde do município fez uma análise do evento para atender os anseios da população em busca de atingir uma saúde de qualidade através das diretrizes que serão estabelecidas através das propostas futuramente aprovadas e apresentadas na conferência estadual da mulher. 
O evento inicial teve como eixo principal apresentação da conferência (CESAU) através do Conselheiro Estadual de Saúde, Azevedo Quirino de Souza, que abordou os temas; o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; Políticas públicas para as mulheres e a participação social. 
O evento contou com a participação de vários seguimentos da sociedade, Profissionais de Saúde,Representantes de Sindicatos, ainda dos Vereadores, Raimundo Eufrásio da Silva, Maria Bezerra Cavalcante, Givanda Tenório, do Secretário de Agricultura, Nicodemos Rodrigues da Fonseca, Secretário de Obras, Valdemar de Souza Andrade, Assessor Jurídico,Normando José de Souza, Erilene Alves da Silva,Conselheira de Saúde-Usuário,Azevedo Quirino de Souza (CESAU),e da representante Observatório da Violência e Direitos Humanos da Região do Cariri – URCA:Bruna Pereira.
Para a prefeita Alizandra Gomes, a realização da conferência no município potengiense é um destaque, onde a única conferência realizada no Brasil foi  trinta anos e de que as conferências municipais nunca foram realizadas. A prefeita enfatiza que é um momento impar e de extrema importância voltada em especial para discutir as políticas da saúde de todas as mulheres.

Sabemos o papel da importância das mulheres na sociedade, na economia, como mulher, como mãe. Hoje o município de Potengi para, e traz os seus profissionais de saúde, agentes de endemias, enfermeiras, médicos, conselheiros, autoridades que junto à comunidade esta discutindo a temática da saúde das mulheres desde a violência contra as mulheres, a integralidade, a humanização no cuidado, a saúde sexual, dentre outros assuntos importantes para atender as mulheres potengienses e levar propostas para contribuir com a política nacional da saúde da mulher”. Disse a prefeita falando da importância do encontro. 
Após os debates, ainda na conferência foi realizada apresentação do Observatório da violência e direitos humanos da região do Cariri – URCA: Tipos de violência contra a mulher e a rede de enfrentamento e atendimento apresentado por Bruna Pereira. Ao término do evento e trabalhos em grupos aconteceu a votação de propostas e dos delegados para a Conferência estadual da Mulher.

GALERIA DE FOTOS CLIQUE ::AQUI::

Por: Ivanildo Souza.

Postar um comentário

0 Comentários