não mexer

header ads

TCM disponibiliza relatório de acompanhamento gerencial de cada município do Ceará


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acaba de disponibilizar no Portal da Transparência (AQUI) os Relatórios de Acompanhamento Gerencial (Reage) de cada um dos 184 municípios cearenses, referentes ao ano 2016. Cada documento possui um conjunto de informações que possibilitam a realização de análises estratégicas e gerenciais da execução orçamentária e a situação fiscal de cada município, informa o TCM em seu site.

No conteúdo estão acessíveis tópicos sobre arrecadação tributária, receitas e despesas, aplicação de recursos, prestações de contas, procedimentos licitatórios e Lei da Transparência. Os dados são ilustrados por meio de gráficos demonstrativos gerados a partir do Sistema de Informações Municipais (SIM), ferramenta por meio da qual o TCM recebe as prestações de contas das 368 Prefeituras e Câmaras do Estado.

O presidente do TCM, Domingos Filho, destaca que “os relatórios possuem uma linguagem clara e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura e entendimento de todos os públicos. As diversas informações são apresentadas de modo a permitir a avaliação da gestão do município por parte do gestor e também do cidadão”, comenta.

SERVIÇO
Para ter acesso aos relatórios, é necessário acessar o Portal da Transparência dos Municípios (AQUI), escolher o Município de interesse e selecionar a opção “Relatório de Acompanhamento Gerencial”.

Postar um comentário

0 Comentários