não mexer

header ads

Crato,CE: Encontro debate lutas democráticas

Debatedores nacionais e de outros países irão participar, no Cariri, do III Encontro do Movimento Norte e Nordeste Memória, Verdade e Justiça, que acontece em Crato, dias 26 e 27 de agosto. A expectativa é que esteja presente nas discussões um público de mais de 500 pessoas, que poderá se inscrever gratuitamente no evento. Estarão realizando conferências convidados da Argentina, El Salvador, estados brasileiros e regionais. Será homenageada no evento, a ex-reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau (in memoriam), representada por familiar.

Segundo um dos organizadores do encontro, Hermano José de Sousa, o evento pretende dar uma contribuição para que haja punição para os culpados pelas torturas aplicadas no período da ditadura militar no Brasil. Segundo ele, esse evento trará uma reflexão importante nesse sentido. "Será uma contribuição à essa luta no Brasil", enfatiza.

A programação do evento foi construída para agregar a Semana da Anistia 2015, que contará com mostras de cinema Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, oficinas e palestras nas escolas da região do Cariri cearense. A finalidade é poder levar a discussão sobre educação de uma justiça de transição para as redes de ensino. De acordo com a coordenação do encontro, a programação irá promover uma troca de experiências com o processo das lutas ocorridas na Argentina e no cone sul.

A programação do encontro contará com a participação de representantes do Ministério da Justiça e do Centro Internacional para a promoção dos direitos humanos na Argentina. "Eles irão compartilhar conosco suas experiências em torno da efetivação da justiça e punição aos torturadores e genocidas e a luta pela defesa dos direitos humanos na América Central", afirma.

Com isso, as atividades ligadas ao evento se ampliam além da data do encontro, com a mostra de cinema que está acontecendo nas escolas, iniciada no último dia 1º e que vai até o dia 20 de agosto, voltada às unidades de ensino fundamental e médio do Município de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

O encontro será aberto no dia 26, às 9 horas, no Salão de Atos da Urca, no campus do Pimenta, em Crato, com a presença de autoridades e, em seguida, acontece a conferência 'Justiça de Transição no Cone Sul', com o membro do Centro Internacional para La Promoción de Derechos Humanos (CIPDH), Ramón Pablo Videla, além do membro do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministerio de La Justicia y Derechos Humanos de La Nación, Centro Internacional para Promoción de los Derechos Humanos (CIPDH) Guillermo Gustavo Gatti, ambos da Argentina.

Conferência
Os debates se estendem durante o dia, com temáticas como Trajetórias e Justiça de Transição da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O tema Os Dominicanos e a Luta Armada no Brasil fará parte da conferência realizada na tarde do dia 26, com o professor doutor Emmanoel Lima Ferreira, do Departamento de Teatro da Urca.

'Passado autoritário, "Justiça de Transição" e Democracia no Brasil: desafios presentes fará parte da abordagem do conferencista professor José Valdenir Rabelo Filho. Os trabalhos específicos do encontro serão iniciados em seguida.

A programação do dia 27 envolve temas relacionados à análise do discurso sobre a crítica da anistia política de militares no Brasil, luta pela defesa dos direitos humanos e punição aos culpados. Para o professor Emmanoel Lima, o principal objetivo desse trabalho é principalmente a contribuição a cultura democrática, além da luta pela punição dos torturadores do Brasil, seguindo o exemplo dos países como o Chile e a Argentina.

O evento contará com lançamentos de livros e a exposição 'Sala Escura da Tortura', do projeto de um personagem que se tornou símbolo internacional, Frei Tito de Alencar, preso e torturado.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Campus do Pimenta
Crato
Telefone (88) 98806. 0143

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários