não mexer

header ads

INSS: como solicitar benefícios durante feriados.

As agências da Previdência Social ficarão fechadas em todo o país nesta Sexta-feira Santa (29). O atendimento será retomado na segunda-feira, 1º de abril, informou o órgão. Quem precisar pedir benefícios ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode utilizar o atendimento telefônico, por meio da central 135, ou pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Quem precisar pedir benefícios ao INSS pode utilizar o atendimento telefônico, por meio da central 135 ou pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Meu INSS funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br | Divulgação

O atendimento eletrônico por telefone, por meio do robô, é feito por 24 horas. Na segunda, o atendimento humano por telefone, que funciona das 7h às 22h, será retomado.

Segundo o instituto, por telefone ou internet é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência e conseguir ainda informações de pagamento. As ligações para o 135 são gratuitas.

No Meu INSS, que funciona por aplicativo ou no site meu.inss.gov.br, o segurado tem acesso a mais de cem serviços e pode requerer benefícios, emitir extratos de pagamento e do Imposto de Renda, cumprir exigências -que é a entrega de documentos complementares solicitados pelo instituto- e agendar atendimento presencial. Por meio deste canal, o segurado também poderá ser atendido pela assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios.

ServiçoSAIBA PEDIR A APOSENTADORIAPELO MEU INSS

Acesse o app ou site Meu INSS

Informe CPF e senha de acesso (se não tiver senha, será necessário criar)

Clique no botão “Novo Pedido”

Digite a opção que você busca; ao inserir “aposentadoria”, por exemplo, aparecerão os tipos de aposentadorias

Clique na aposentadoria escolhida e informe seus dados

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Ao final, anote o número de protocolo; também é importante informar email e celular para receber as informações sobre a tramitação do seu pedido

O Meu INSS também aceita os requerimentos de auxílio-doença por meio do Atestmed, sistema eletrônico no qual o segurado pede o benefício pela internet, enviando o atestado médico e outros documentos para comprovar que está temporariamente incapaz para o trabalho, e não precisa passar por perícia presencial.

No Atestmed, o atestado precisa ter:

Nome completo

Data de emissão (que não pode ser igual ou superior a 90 dias da data de entrada do requerimento)

Diagnóstico por extenso ou código da CID (Classificação Internacional de Doenças)

Assinatura do profissional, que pode ser eletrônica e deve respeitar as regras vigentes

Identificação do médico, com nome e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo

Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais

Prazo necessário para a recuperação, de preferência em dias (data pode ser uma estimativa)

Autor:Cristiane Gercina Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários