não mexer

header ads

Cinco personalidades cearenses serão homenageadas pelo TRE-CE com Medalha Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promove, no próximo dia 22 de março, a primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista. Cinco personalidades cearenses serão agraciadas no evento, que ocorre durante sessão solene, em Juazeiro do Norte. Os homenageados serão Humberto Bezerra (In memoriam), Teodoro Silva Santos, Violeta Arraes (In memoriam), Adauto Bezerra (In memoriam) e Camilo Santana.

(Foto: divulgação/TRE-CE)

A comenda, que foi lançada em janeiro deste ano, é voltada ao público externo e homenageia personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.

A Resolução TRE-CE n.º 996/2024, que dispõe sobre a medalha, tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023, que inscreveu referência ao líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Além disso, é uma forma de homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional.

Confira os perfis dos homenageados:

Adauto Bezerra (In memoriam)

Nascido em Juazeiro, no Ceará, José Adauto Bezerra de Menezes era descendente das tradicionais famílias Bezerra de Menezes e Bezerra Monteiro. O ex-governador do Estado e ex-parlamentar teve carreira no Legislativo e no Executivo. Vítima de Covid-19, o empresário faleceu em 3 de março de 2021, aos 94 anos.

Humberto Bezerra (In memoriam)

Irmão de Adauto Bezerra, Francisco Humberto Bezerra de Menezes ingressou na carreira política como prefeito de Juazeiro do Norte, em 1962, sendo eleito, mais tarde, vice-governador do Ceará. O ex-deputado atuou em negócios comerciais, industriais, financeiros e agrícolas. Faleceu em 28 de março de 2020, aos 93 anos.

Teodoro Silva Santos

Construindo uma carreira voltada para os sistemas criminal e penal, o ministro Teodoro Silva Santos, originário também de Juazeiro, já foi delegado de polícia em Rondônia, membro do Ministério Público do Ceará e, a partir de 2011, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Teodoro tomou posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2023.

Camilo Santana

Eleito o governador mais votado da história do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana é, atualmente, ministro da Educação. Nascido no Crato, o político também é engenheiro agrônomo e professor. Devido à sua aprovação popular e o avanço dos índices de aprendizagem nacional, comandou o governo do Estado durante dois mandatos, além disso, foi eleito senador do Ceará.

Violeta Arraes (In memoriam)

Socióloga, psicanalista e ativista política brasileira, Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau nasceu em Araripe, município do interior do Ceará. Tornou-se uma das figuras mais atuantes no meio acadêmico em sua geração, sendo líder nacional da Juventude Universitária Católica (JUC). A convite do então governador da época, Tasso Jereissati, Violeta assumiu a Secretaria de Cultura do Estado. Além disso, criou a Fundação Araripe, sediada no Crato, que objetiva preservar a vegetação da Chapada do Araripe. Faleceu aos 82 anos, vítima de um câncer no pulmão.

Postar um comentário

0 Comentários