não mexer

header ads

Saúde do Ceará e Secretaria das Mulheres abrem programação oficial do Outubro Rosa; Policlínicas vão ampliar atendimento no interior.

As Policlínicas Regionais dos municípios de Limoeiro do Norte, Itapipoca, Pacajus, Maracanaú, Tauá, Caucaia e Iguatu estarão funcionando nos sábados de outubro, a partir do próximo dia 7, para ações de prevenção ao câncer de mama. Além dessa ampliação no atendimento, a secretaria da Saúde do Ceará ainda abriu um incremento de 29% na oferta de mamografias e de 40% nas ultrassonografias de mama para todo o Estado. Os anúncios foram feitos pela titular da pasta, Tânia Mara Coelho, durante a abertura oficial das ações do Outubro Rosa, nesta quarta (4), na Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Rodrigues (ESP/CE). 

“Neste mês, também estaremos fazendo palestras educativas sobre esse tema em todas as nossas unidades, garantindo uma melhor qualidade de atendimento à população feminina. As mulheres precisam transformar a prevenção em uma rotina, em todos os meses do ano, e estarem atentas ao autocuidado, procurando um médico se notarem algum endurecimento, alguma mancha. Nosso desafio é garantir o acesso completo a esses serviços para todas”, destacou a gestora. 

Além da secretária da Saúde, a vice-governadora e titular da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, e a coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, abriram a programação da campanha. O mês é mundialmente reconhecido como um período marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Em sua fala no evento, a vice-governadora destacou o trabalho que tem sido desenvolvido pela Saúde do Ceará, em especial no que se refere às mulheres. “A Sesa tem os mais diversos desafios no seu dia a dia, mas entrou conosco na luta pela saúde da mulher, que iniciou com a endometriose e agora tem continuidade com o Outubro Rosa. Com certeza, teremos muitas outras ações, para que possamos cuidar dessa área que é tão essencial, e é necessário que tenhamos sempre gestores sensíveis conosco”, pontuou.

Postar um comentário

0 Comentários