não mexer

header ads

Imperador Adriano é mencionado em inscrição achada em Roma.

Imperador romano Adriano que reinou entre os anos de 117 e 138, tem um legado um tanto quanto controverso para os historiadores. Conhecido como um dos "Cinco Bons Imperadores" de Roma, ele é descrito como um "ditador benevolente". 

O imperador romano Adriano é descrito como um "ditador benevolente" em inscrição da Roma Antiga.

Fragmentos de fasti ostienses com inscrições sobre o Imperador Adriano | Foto: Italian Ministry of Culture

A dualidade entre um Adriano incrivelmente generoso ou cruel e ambicioso pode ser esclarecida numa recente descoberta feita Ostia Antica, um sitio arqueológico perto da cidade de Roma. 

Arqueólogos encontraram no local dois fragmentos de mármore com inscrições conhecidas como fasti ostienses — uma espécie de calendário/diário que fornece detalhes sobre os imperadores e autoridades romanas que foram redigidas pelo pontífice Volcani, a mais alta autoridade religiosa da época. 

Os dois fragmentos achados foram comparados com outro anteriormente encontrado no local, que data o ano de 128 d.C. 

De acordo com as inscrições, diversos eventos aconteceram naquele ano, como Adriano recebendo o título de "pater patriae" (ou 'pai de seu país'). Os registros ainda apontam que o imperador celebrou a ocasião oferecendo "congiar dedit" (ou 'doação em dinheiro') para o povo. 

Outro evento menciona à consagração de Adriano em um edifício em Roma, que os especialistas acreditam se referir ao Panteão ou ao Templo de Vênus e Roma. O evento teria marcado o 11º aniversário da ascensão de Adriano ao trono. 

Ao Arkeonews, Allesandro D'Alessio, diretor do Parque Arqueológico da Ostia Antica, descreveu o achado como "uma descoberta extraordinária que, se por um lado, aumenta e complementa o que sabemos sobre a atividade do grande imperador… por outro lado, reconfirma o imenso potencial da antiga Ostia para um conhecimento cada vez mais profundo e popularizado do nosso passado."  

Já o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano disse que as escavações forneceram "tesouros de valor inestimável e fontes documentais muito preciosas para entender as atividades do grande imperador Adriano". 

Além das inscrições em mármore, os arqueólogos também identificaram "várias decorações" e "extensas porções" de um piso de mosaico.

Autor:Com informações aventurasnahistoria.uol.com

Postar um comentário

0 Comentários