não mexer

header ads

Mesmo com fim da emergência pela Covid, cuidados permanecem.

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde da Covid-19. A notícia, tão aguardada pelo mundo, veio após três anos do estado máximo de alerta da instituição para a doença que ceifou milhares de vidas. Porém, o órgão da saúde destacou que o anúncio não significa o completo fim da pandemia e que as pessoas devem manter os cuidados.

Após três anos, a OMS decretou o fim da urgência global, mas destacou que não significa o fim da pandemia. Nas ruas de Belém, muita gente ainda usa máscara e defende outras medidas para evitar doença.

A máscara ainda é uma proteção importante para muitas pessoas, já que diminui a contaminação da doença | Foto: Irene Almeida

A alteração desse status da doença que impactou todos os setores na vida da humanidade, traz informações sobre a atual conjuntura da doença. Uma delas é de que o vírus já não é mais considerado completamente novo ou inesperado. A decisão também é uma mensagem de que a doença não representa mais um completo risco à saúde global por meio de sua disseminação.

Ainda segundo a OMS, o estágio de maior tranquilidade só foi possível devido às várias medidas que foram adotadas para combater o vírus como o uso de máscaras de proteção, o lockdown nas cidades e as vacinas que chegaram para fortalecer o sistema imunológico das pessoas e quebrar os efeitos mais agressivos da doença no corpo e, consequentemente, diminuir as taxas de mortalidade pela infecção.

Autor:Wesley Costa / Diário do Pará

Postar um comentário

0 Comentários