não mexer

header ads

Morre Mestre Zé Pedro, ícone do Reisado de Couro de Barbalha.

Barbalha, no Cariri. A informação foi confirmada em nota de pesar lançada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Mestre Zé Pedro também deixa seu legado por meio de dois netos que brincam o reisado, mantendo viva a tradição popular. Mestre Zé Pedro foi inscrito no Edital dos Mestres de 2005, recebendo o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional durante solenidade de abertura do Encontro Mestres do Mundo do mesmo ano.


Desde então, se apresenta no evento Encontro Mestres do Mundo, promovido pelo Governo do Ceará com o objetivo de mostrar o saber tradicional e valorizar o artista popular. “A Secult Ceará se solidariza com família, amigos e amantes da arte do reisado. Que a passagem desse Mestre da Cultura seja de luz”, diz, em nota.

HISTÓRICO

Nascido no dia 13 de junho de 1929, no sítio Cabeceiras, em Barbalha, Mestre Zé Pedro começou como brincador de reisado de couro no Sítio Barro Vermelho, há mais de 50 anos, com outras crianças de sua idade, vendo fazerem os mais velhos da comunidade.

Não teve como frequentar escola, tendo realizado seu aprendizado na roça, ajudando o pai na agricultura, plantando e colhendo no Barro Vermelho para ajudar no sustento da família de doze filhos. Declarou ao professor Gilmar de Carvalho que quem lhe deu os fundamentos do reisado foi Chiquinho Agostinho, passando depois a aprender sozinho, ouvindo os mais velhos sobre o assunto.

Durante um período, deixou a brincadeira e seguiu a religião católica, com a ritualística dos penitentes. Chegou a ser decurião (líder) dos penitentes do Barro Vermelho, mas deixou a prática religiosa e voltou ao reisado, nos anos 90, pela incompatibilidade em manter as duas práticas ao mesmo tempo. Era o mais velho integrante do grupo e, apesar da idade avançada, não perdia o ritmo, tendo ânimo para ensinar aos mais jovens.

Fonte: Jornal Opinião CE

Postar um comentário

0 Comentários