não mexer

header ads

Assembleia Legislativa do Ceará : Conselho de Altos Estudos entrega Plano Estratégico do Saneamento Básico à SDA.

Equipe do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que tem à frente a secretária executiva Luíza Martins, entregou, na manhã desta quinta-feira (20/04), ao secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto, o produto final do Pacto pelo Saneamento Básico, o Plano Estratégico do Saneamento Básico. 



Na ocasião, foram apresentadas também as ações que estão sendo desenvolvidas para o monitoramento e governança do Pacto pelo Saneamento Básico, além do Projeto Move Ceará, que traz uma pesquisa sobre o setor produtivo cearense nas 14 macrorregiões de planejamento do Estado. 

Luiza afirmou que a Assembleia Legislativa desempenha um papel muito importante de articulação por meio dos pactos sociais. “E agora, com o Pacto pelo Saneamento Básico, inovamos na questão do monitoramento e governança de políticas públicas, com a proposta, inclusive, de criação de uma comissão permanente no Legislativo estadual para tratar do assunto. E esse novo modelo de governança pode ser replicado para políticas públicas voltadas para outros setores”, explicou. 

Já o secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Marcos Jacinto, assinalou que o Pacto pelo Saneamento Básico é importante para contribuir com uma conexão das ações e levá-las a todas as esferas do governo e da sociedade civil. 

Segundo ele, a pasta pretende avançar em todas as questões que envolvam o tema, entre eles, nos resíduos sólidos, abastecimento de água, drenagem e saneamento rural. “Nossa perspectiva é que, a partir dessa experiência do Pacto pelo Saneamento, possamos avançar cada vez mais, ante os desafios do novo marco regulatório do saneamento, que impõe a universalização do saneamento básico no País até 2033”, disse.

Participaram do encontro Flávia Vasconcelos, assistente técnica do conselho; Mônica Martins, chefe de gabinete da SDA; Odaleia Severo, coordenadora do COAGUA; Jânio Menezes, gerente de Água e Saneamento do Projeto São José, e Igor Raneelle, assessor legislativo, representando o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Davi de Raimundão (MDB). 

Edição: Clara Guimarães

Postar um comentário

0 Comentários