não mexer

header ads

SUS é única opção de saúde em quatro cidades do Cariri.

Mais de 30 mil caririenses dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Jati, Granjeiro, Salitre e Tarrafas, o serviço público é a única forma de acesso ao atendimento na área da saúde. Os municípios não possuem clínicas particulares, contando apenas com a rede pública para oferecer exames, consultas e outros procedimentos. Os dados são do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que possui o registro de todos os locais de saúde do Brasil. 


Granjeiro, com 4.843 habitantes, é o menor município do Ceará e não oferece serviços particulares à população. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Município dispõe de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serrinha e Cana Brava dos Ferreiras, um hospital municipal de pequeno porte e um centro de saúde. 

Alguns municípios possuem convênios com hospitais a nível regional e estadual, para procedimentos e consultas de média e alta complexidade. “Nós temos pactuações com os hospitais e com a policlínica, onde existem diversas especialidades como ortopedia, mastologia, endocrinologia, gineco-obstetra, dentre outros. Nesses estabelecimentos, também realizamos vários procedimentos, como exames de imagem e eletrocardiogramas, explicou o Secretário de Saúde de Tarrafas, Romerito Alcântara. 

Apesar das limitações, o secretário afirma que o Município atende todas as demandas da população, com equipes nas UBSs com médicos, enfermeiros e dentistas, mas que encaminha outras questões para clínicas particulares em cidades próximas. “Tarrafas é uma cidade onde praticamente toda a população depende do SUS, e é uma batalha para a gestão conseguir dar todo o suporte, mas mesmo com todas as limitações, estamos nos empenhando e lutando para melhorar e deixar a população confortável”, afirmou Romerito. 

Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários