não mexer

header ads

Número de assassinatos cai 10% no Ceará, mas taxa de homicídios segue uma das mais altas do país.

O número de assassinatos caiu 9,97% no Ceará em 2022. Foram 3.299 assassinatos em 2021, enquanto em 2022 foram 2.970. Apesar da redução, o estado segue como um dos mais violentos do Brasil.

Conforme Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, a taxa de assassinatos no Ceará (número de homicídio por 100 mil habitantes) é a quinta maior do país (confira o ranking completo abaixo).

No âmbito nacional foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país -- média de mais de 110 vítimas por dia. Além do Ceará, outros dois estado registraram redução na quantidade de assassinatos: Amapá e Roraima. Mato Grosso registrou alta de 24%.

Veja os principais destaques do levantamento:



·                  O Brasil teve 40,8 mil assassinatos em 2022, o menor número da série histórica do FBSP - uma queda de 1% em relação a 2021;

·                  No último trimestre, porém, um alerta: houve alta de 6,5% nas mortes;


·                  Redução das mortes foi puxada por Norte (-3,5%) e Nordeste (2,2%);


·                  Destaque para as quedas no Amapá (-28,5%) e Roraima (14,1%);


·                  Mesmo com a queda nacional de 1%, 14 estados brasileiros tiveram alta de mortes;


·                  Centro-Oeste puxou a alta (4,5%), liderado pelo Mato Grosso (24,1%);


·                  Número de mortes voltou a subir em São Paulo (7,1%) e Minas Gerais (6,3%)

Segundo os especialistas, diversos fatores estão por trás dos indicadores de violência em queda nos últimos anos: políticas públicas estaduais, mudança nas dinâmicas dos grupos criminosos, mais recursos disponíveis para o setor da segurança pública, entre outros.

Este levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Por g1 CE

Postar um comentário

0 Comentários