não mexer

header ads

Lula conversa com Zelensky sobre acordo de paz com a Rússia.

Após um ano desde a invasão russa à Ucrânia, que deu início a uma guerra na região, o mundo se vê diretamente impactado pelo conflito. A diplomacia internacional tenta, a todo custo, intervir nas tensões entre os dois países, mas um acordo de paz para o encerramento da discórdia ainda parece longe de se tornar realidade.

Presidente brasileiro falou por videochamada com o líder ucraniano sobre os esforços internacionais para o fim do conflito entre os dois países, que perdura por mais de um ano.

Lula conversou com presidente da Ucrânia sobre o desenvolvimento de um acordo de paz para o fim da guerra com a Rússia | Marcelo Camargo/Agência Brasil

No entanto, os esforços para o fim da guerra seguem em pauta. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por videochamada na tarde desta quinta-feira (2) com o presidente ucraniano Volodymir Zelensky.

O petista destacou a importância de que os países do G-20, que reúne as maiores economias do mundo, comecem a pensar em como ajudar a promover o fim do conflito no país do leste europeu.

"É urgente que nações que não estejam envolvidas na guerra assumam o papel de encaminhar negociações para o restabelecimento da harmonia entre Rússia e Ucrânia", afirmou Lula a Zelensky. O presidente brasileiro comentou sobre a ligação nas redes sociais.

O convite havia sido feito pelo ucraniano no fim de fevereiro, quando a invasão russa completou um ano. O governo brasileiro tem defendido a criação de uma força-tarefa internacional para negociar a paz.

Antes, o representante da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, havia dito que o país não aceitaria proposta de paz "a qualquer custo". Para ele, um eventual acordo com a Rússia depende da saída das tropas do Kremlin, sede do governo russo, do território ucraniano.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirma que o governo de Vladimir Putin recebeu a proposta de paz na Ucrânia enviada por Lula em fevereiro. "Estamos examinando as iniciativas do ponto de vista da política equilibrada do Brasil", disse neste mês.

"Para o Ocidente e Kiev se sentarem à mesa de negociações, eles devem primeiro parar de bombardear as cidades russas e abaixar as armas. Estamos prontos para atingir os nossos objetivos, de proteção dos habitantes de Donbass, de desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", destacou Galuzin ao site do Ministério da Defesa russo.

O Brasil pode vir a assumir um papel de destaque na intermediação do conflito. Como optou por não apoiar nenhum dos lados na guerra e, desde o começo, condenou os ataques de ambos os lados, defendendo a pacificação no leste europeu, o país conta com certo prestígio de poder de fala e escuta no meio diplomático.

DOL, com informações do UOL


Postar um comentário

0 Comentários